Presidente do CFO é homenageado por defesa da Odontologia em tempos de COVID-19

O Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, foi homenageado, na noite dessa quarta-feira, 1ª de setembro, na solenidade de abertura da Campanha de Conscientização da Biossegurança em Odontologia da América Latina (SETBIO 2021) – Setembro Verde. A homenagem faz referência ao trabalho desenvolvido pelo CFO em tempos de covid-19, no cuidado com a vida no atendimento odontológico.

O CFO ganhou destaque durante a pandemia por intensificar as medidas de prevenção e controle de infecção no Brasil. O Conselho conduziu a realização de cinco campanhas nacionais e diversas publicações – recomendações, guias, e-books e manuais – para garantir maior segurança nos tratamentos odontológicos em ambiente clínico, consultórios ambulatoriais, Unidades de Terapia Intensiva, do Cirurgião-Dentista, da equipe auxiliar e do paciente. O trabalho do CFO ampliou, inclusive, o entendimento social acerca do importante papel dos profissionais da Odontologia no âmbito da biossegurança.

A homenagem corresponde, também, ao trabalho realizado pelo Conselho junto à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) e ao Ministério Público Federal (MPF) para coibir o aumento abusivo de preços de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Bem como pela evidência na luta em defesa da vacinação prioritária dos profissionais da Odontologia junto ao Ministério da Saúde.

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, agradeceu a oportunidade de somar coletivamente para o engrandecimento da Odontologia no trabalho desenvolvido com o Sistema CFO/CROs. “Faço questão de transmitir o agradecimento a cada um que se dispõe a representar e a participar do Conselho e das atividades coletivas. Muito além de ter o domínio do conhecimento odontológico, se disponibilizar a compartilhar com toda a classe é o que verdadeiramente faz a Odontologia melhorar. Sem esses grupos de estudo e essa expertise que cada um compartilha com toda classe Odontológica seria impossível o CFO alcançar os resultados que tem alcançado”, afirmou.

Para Juliano do Vale, o Conselho Federal de Odontologia nunca foi tão proativo e tão reativo nas demandas que toda a classe Odontológica e órgãos de controle têm feito, especialmente nesse momento da pandemia. “Somente teremos um Conselho cada vez mais atuante, cada vez mais participativo se tivermos o envolvimento do maior número possível de profissionais colaborando, seja em âmbito regional, federal e/ou com a própria classe Odontológica. Precisamos admitir que os Conselhos de Odontologia têm melhorado a sua atuação e sua representatividade a cada dia, e isso sem sombra de dúvidas é pelo envolvimento e participação cada vez mais dos Cirurgiões-Dentistas e profissionais interessados em contribuir com a classe Odontológica”, completou.

É o terceiro ano consecutivo que os Conselhos de Odontologia apoiam a campanha. O trabalho do CFO também está representado pelo Conselheiro Federal do CFO, o Cirurgião-Dentista Samir Najjar, que há cinco anos faz parte do Grupo GerAção Biossegurança. O Setembro Verde prevê programação gratuita online e com certificado para todo o mês, com professores renomados, pesquisadores e clínicos.

Na prática, o mês de conscientização da Biossegurança em Odontologia foi inspirado na OSAP (Organization for Safety, Asepsis and Prevention). A biossegurança na Odontologia trata-se de um conjunto essencial de medidas de segurança como barreira contra doenças causadas por microrganismos que podem ser transmitidos durante o atendimento, entre elas algumas preocupantes como a covid-19, as Hepatites B e C e o vírus do HIV.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a Campanha Setembro Verde.

Por Camila Melo e Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br