Setembro Verde: CFO apoia Campanha de Conscientização da Biossegurança em Odontologia da América Latina

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), junto com os Conselhos Regionais de Odontologia, apoia neste mês de setembro, a Campanha de Conscientização da Biossegurança em Odontologia (SETBIO) – Setembro Verde. A adesão corresponde ao compromisso assumido em Assembleia Conjunta, nos dias 15 e 16 de agosto. A campanha tem como principal objetivo fazer com que toda consulta odontológica tenha como prioridade maior segurança; no âmbito da prevenção de acidentes e outras situações que possam prejudicar a saúde dos pacientes, dos profissionais e também do meio ambiente.

O Setembro Verde prevê ações em todo o Brasil, com explicação de diversos temas para diferentes públicos que lidam diariamente com a biossegurança: estudantes de odontologia, fiscais da vigilância sanitária e os próprios Cirurgiões-Dentistas.

O mês de conscientização da Biossegurança em Odontologia foi inspirado na OSAP (Organization for Safety, Asepsis and Prevention), que propôs setembro como o mês da consciência do Controle de Infecção em Odontologia. A cor verde foi escolhida pelo vínculo com a saúde. Na prática, a biossegurança é um conjunto de ações essencial para a Odontologia outras áreas da saúde. As medidas de segurança durante as consultas são uma barreira contra doenças causadas por microrganismos que podem ser transmitidos durante o atendimento, entre elas algumas preocupantes como as Hepatites B e C e o vírus do HIV.

Medidas de prevenção e controle de infecção devem ser feitas para proteger a saúde de todos durante o atendimento. Alguns exemplos são: Esterilização dos instrumentos odontológicos para cada paciente; Troca de barreiras protetoras e desinfecção das superfícies e equipamentos; Uso de equipamentos de proteção descartáveis a cada paciente; Óculos de proteção para pacientes e equipe, Higienização das mãos antes de colocar e depois de retirar as luvas e sempre que for necessário; Atualizações periódicas da equipe de saúde bucal quanto à biossegurança.

Por Michelle Calazans e Werveson Ferreira/Ascom CFO
imprensa@cfo.orgbr

Confira abaixo o calendário do Mês de Conscientização da Biossegurança em Odontologia: