Ministério da Saúde abre consulta pública para diretriz de manejo clínico de traumatismos dentários

Estão abertas, até 28 de março, as consultas públicas do Ministério da Saúde para definir as práticas clínicas odontológicas no cuidado de traumatismos dentários em adultos e crianças na rede pública de saúde. As contribuições dos profissionais da Odontologia nortearão a terceira e a quarta diretriz sobre o manejo clínico de traumatismos alveolodentários, em dentes permanentes e decíduos.

Os Conselhos de Odontologia reforçam a divulgação da consulta pública para qualificar e padronizar o atendimento odontológico nesses casos na Atenção Primária à Saúde (APS). A iniciativa prevê contribuir para o melhor fluxo de trabalho de todos os agentes envolvidos: Cirurgiões-Dentistas (da APS ou da atenção especializada); Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal; gestores; professores universitários; pacientes e familiares.

As consultas públicas são realizadas pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB/MS). Segundo o Coordenador-Geral da pasta, Wellington Carvalho: “quando falamos desse tipo de traumatismo, nos referimos a quebras ou fraturas nos dentes, que muitas vezes são causadas em esportes de contato, brincadeiras e quedas em geral, em qualquer fase da vida”.

Em âmbito nacional, a terceira e a quarta diretriz irão desenvolver, disseminar e prover o acesso às recomendações baseadas em evidências científicas para a promoção das melhores decisões de tratamento e prática dos Cirurgiões-Dentistas da Atenção Primária.

Diretriz para a Prática Clínica Odontológica na Atenção Primária à Saúde: Manejo Clínico de Traumatismos Alveolodentários em Dentes Decíduos

CLIQUE AQUI e participe da Consulta pública

CLIQUE AQUI e acesse o documento a ser avaliado.

Diretriz para a Prática Clínica Odontológica na Atenção Primária à Saúde: Manejo Clínico de Traumatismos Alveolodentários em Dentes Permanentes

CLIQUE AQUI e participe da Consulta pública –

CLIQUE AQUI e acesse o documento a ser avaliado.

Por Camila Melo, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br