Dia Internacional da Síndrome de Down: CFO lança cartilha para expandir olhar inclusivo na Odontologia

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) lança a cartilha “Síndrome de Down: acolhimento às diversidades em ambiente odontológico”. O objetivo é expandir o olhar inclusivo do Cirurgião-Dentista no cuidado com a saúde bucal de pacientes com Síndrome de Down, para além dos especialistas em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais.

A cartilha marca este 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down. Para os Conselhos de Odontologia, o vínculo afetivo-humanizado entre Cirurgião-Dentista, paciente e seus responsáveis-cuidadores precede e subsidia as diversidades e diferenças dessa parcela da população para o tratamento odontológico.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a conscientização da categoria precisa estar ancorada na avaliação do efeito psicossocial da Síndrome de Down e na importância das técnicas para direcionar os cuidados à condição sistêmica de cada paciente. Esses critérios, segundo ele, conduzem o trabalho integrado da equipe odontológica e também da equipe multidisciplinar, envolvendo outros profissionais da área da saúde.

“Na prática, enfrentar os desafios para a promoção da saúde bucal em pacientes com essa condição é um ato de amor à vida. Por isso, o acompanhamento com o Cirurgião-Dentista desde a primeira infância e no transcorrer da vida é fundamental para a manutenção da saúde bucal do indivíduo com Síndrome de Down”, completa Juliano do Vale.

CLIQUE AQUI e acesse a cartilha.

Por Michelle Calazans e Camila Melo, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br