Ensino Odontológico: universidade brasileira fica em 1º lugar em classificação internacional SCImago Institutions Rankings

O curso de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) ficou em 1º lugar na classificação internacional SCImago Institutions Rankings, sendo considerado o melhor entre todos os cursos avaliados de quase 700 instituições ranqueadas na classificação mundial. Trata-se de um ranking espanhol anual elaborado pelo laboratório de pesquisa SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC).

Na classificação geral, de todos os cursos, a USP subiu 14 posições na avaliação de desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social medido por sua visibilidade na web, nessa classificação internacional. Entre as instituições de ensino superior e de pesquisa (empresas, órgãos governamentais e instituições não governamentais), a USP passou da 61ª para a 47ª posição, tornando-se assim a universidade latino-americana mais bem classificada, entre 7.500 instituições do mundo.

No âmbito da Pesquisa, os principais critérios estão relacionados ao impacto científico, especialização temática, quantidade de publicações e colaboração internacional com redes de outras instituições. Nesse item, a USP é considerada a universidade latino-americana que mais publicou artigos científicos entre os anos de 2015 e 2019, indexados na base de dados científicos Scopus – que é produzida pela editora holandesa Elsevier e é considerada uma das maiores do mundo, englobando mais de 20 mil periódicos especializados.

Na categoria Inovação, a USP ficou na sexta colocação na América Latina. Já no quesito Impacto Social, que analisa a visibilidade na web, a USP obteve a 43º posição na classificação geral entre 180 instituições classificadas.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, o reconhecimento odontológico internacional contribui, inclusive, com o cenário de pandemia. Pesquisas científicas de Cirurgiões-Dentistas brasileiros (artigos, relatórios, entre outros) impactam significativamente na luta contra a covid-19 e no atendimento odontológico de pacientes durante o período de pandemia. “Parabéns à Universidade de São Paulo e a todos os profissionais envolvidos nesse reconhecimento internacional, que é motivo de orgulho para todos nós que trabalhamos pela valorização da Odontologia nacional”, destacou.

Diante disso, é importante destacar também o trabalho desenvolvido pelo CFO que remeteu ao reconhecimento internacional na defesa da integração da saúde bucal às ações prioritárias da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa é voltada para fortalecer o combate contra as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), que afetam a saúde de 3,58 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Confira, a seguir, a classificação geral das áreas e a posição alcançada na América Latina, no BRICS, na Ibero-América e no Brasil.

Por Michelle Calazans, com informações do portal USP
imprensa@cfo.org.br