21 de abril – Dia de Tiradentes – Sistema Conselhos de Odontologia presta homenagem à categoria

Em referência a Tiradentes, Patrono da Odontologia no Brasil, o Sistema Conselhos de Odontologia presta, neste 21 de abril, homenagem aos mais de 336 mil Cirurgiões-Dentistas em exercício profissional. A data, que remete a Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), é marcada como feriado nacional desde 1965, em homenagem à trajetória histórica do Cirurgião-Dentista na sociedade.

Por volta do ano de 1790, Joaquim José da Silva Xavier esculpia, possivelmente em marfim ou osso de canela de boi, coroas artificiais para substituir os dentes ausentes, atividade em que se destacou na época. Esse trabalho lhe rendeu o apelido popularmente conhecido, de Tiradentes. Na época, a Odontologia, como estudo científico, não existia e as atividades de Cirurgiões-Dentistas eram realizadas por barbeiros.

É inspirado nesse legado de Tiradentes, o qual lutava pela pátria livre e por melhores condições de vida, que os Conselhos de Odontologia fortalecem o compromisso assumido pela valorização da Odontologia e a proteção da sociedade, principalmente neste ano pandêmico, de combate e prevenção do vírus no exercício da Odontologia. O Sistema Conselhos segue mobilizado e unido em diversas frentes por dias melhores à categoria e à população.

União, esperança e luta!