CFO elabora proposta conjunta com entidades da classe odontológica para integrar a saúde bucal às ações prioritárias da ONU

O Conselho Federal de Odontologia elaborou, em reunião com entidades representativas da classe Odontológica – Abeno, ABO, ABCD – e a Coordenação-Geral de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, nessa quinta-feira, dia 05 de setembro, proposta para incluir a saúde bucal na declaração política da Cobertura Universal de Saúde (UHC), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo o Presidente do CFO, Juliano do Vale, apesar da luta permanente por melhorias para valorização da Odontologia nacional, a política de saúde bucal do Brasil é vista como referência internacional. “Em que pese os avanços necessários no âmbito da saúde bucal, a experiência brasileira precisa ser evidenciada na ONU, como forma de contribuir com os desafios globais na busca por melhorias no acesso aos serviços básicos de saúde e ampliação do escopo da atuação odontológica. É preciso fortalecer o trabalho para lidar com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), o que inclui as doenças bucais”, reforçou.

O documento, construído coletivamente, destaca a importância da experiência brasileira na integração da saúde bucal no sistema público de saúde é a maior e mais bem-sucedida em todo o mundo. Por isso, a expectativa é que essa integração na Cobertura Universal de Saúde contribua na melhoria dos resultados de saúde e redução das desigualdades no acesso aos cuidados. Hoje, as DCNTs afetam a saúde de 3,58 bilhões de pessoas em todo o mundo. O impacto dessas doenças pode resultar em dor, infecção, perda de dentes, perda de produtividade e qualidade de vida.

Em consenso, o documento foi encaminhado ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para negociação de uma posição mais efetiva para a saúde bucal na Cobertura Universal de Saúde. Essa integração almeja muito além de reduzir o volume de doenças bucais, busca diminuir as necessidades de pessoas com múltiplos problemas sociais e de saúde. A perspectiva é que a proposta agregue na construção do documento final que será encaminhado pelo Ministério da Saúde à Reunião de Alto Nível sobre Cobertura Universal de Saúde, que acontece no dia 23 de setembro, durante a 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Entre as prioridades da Reunião de Alto Nível estão pautados: o financiamento da saúde, a construção de sistemas de saúde sustentáveis, resilientes e centrados nas pessoas, bem como o fortalecimento das forças de trabalho da saúde; e, por fim, a importância de investir e fortalecer a atenção primária de saúde.

Por parte do CFO, além do Presidente, a reunião contou com a presença do Vice-Presidente, Ermensson Luiz Jorge; do Secretário-Geral, Claudio Yukio Miyake; do Coordenador da Comissão de Políticas Públicas/Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, Guilherme Fernandes Graziani; e o membro da respectiva Comissão, Gilmar Trevizam. Representando o Ministério da Saúde participaram: a Coordenadora-Geral de Saúde Bucal, Rogéria Cristina de Azevedo Calastro; as Técnicas da Coordenação-Geral de Saúde Bucal, Flávia Oliveira e Mariana das Neves Sant’Anna.

Além dos convidados: Vice-Coordenador do Curso de Odontologia e Professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná, Rafael Gomes Ditterich; do membro da Comissão de Ensino da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), Arlindo Abreu de Castro Filho; do Assessor Científico Internacional da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD) e Coordenador do Centro de Sustentabilidade na Odontologia do Instituto de Saúde Nova Friburgo, Universidade Federal Fluminense, Cláudio Pinheiro; e Presidente da Associação Brasileira de Odontologia do Distrito Federal (ABO/DF), Luciana Freitas Bezerra.

CLIQUE AQUI e confira o documento encaminhado ao Ministro da Saúde.

CLIQUE AQUI e confira o documento encaminhado ao Ministro das Relações Exteriores.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br