CFO lança campanha pela internacionalização da Odontologia durante o 41º Ciosp

Além de promover a exportação de mão de obra nacional, a iniciativa também vai estimular o turismo internacional para estrangeiros realizaram tratamentos no país

 

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) lançou, nesta quinta-feira (25), um projeto de internacionalização da Odontologia brasileira, que vai promover a exportação de serviços odontológicos de cirurgiões-dentistas brasileiros para diversos países, como Estados Unidos da América, China e o Reino Unido. Além disso, a iniciativa vai incentivar o turismo internacional para que estrangeiros realizem tratamentos no país e estimular que dentistas de outras nacionalidades venham fazer cursos de especialização no Brasil.

O lançamento foi realizado durante palestra do presidente do CFO, Juliano do Vale, no espaço Arena montado pelo Conselho dentro do 41º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), e faz parte dos projetos em comemoração aos 60 anos do CFO.

“A Odontologia brasileira é reconhecida internacionalmente, mas ainda temos entraves burocráticos para que a atuação dos profissionais do nosso país seja oficialmente aceita fora das nossas fronteiras. Atualmente, no âmbito profissional, já podemos atuar em Portugal e no âmbito acadêmico temos um termo de cooperação com o Peru, mas queremos avançar muito mais, pois temos mão de obra suficiente e capacitada para, por um lado oferecer profissionais brasileiros qualificados e, por outro, receber colegas de outros países para se especializarem oficialmente no nosso país”, explica Juliano do Vale, presidente do CFO.

A iniciativa também vai priorizar inicialmente Canadá, Emirados Árabes Unidos e demais países da Europa e América Latina. Em janeiro, o Brasil atingiu a marca recorde de 400 mil cirurgiões-dentistas registrados.

O projeto será iniciado nos próximos meses com uma série de missões internacionais, começando por Dubai e China, para reuniões com entidades representativas dos dentistas nesses países para firmar acordos e identificar os principais desafios a serem superados para permitir que a formação em odontologia e as especialidades legalmente constituídas no Brasil sejam reconhecidas nesses locais e permita a atuação dos profissionais.

Em 2023, foram realizadas visitas prévias ao Reino Unido, Dubai, Alemanha e EUA, com o mesmo objetivo e a expectativa é que as negociações avancem neste ano.

Referência

Outro foco da campanha será a promoção do turismo internacional odontológico. O CFO estima que tratamentos mais complexos no Brasil, que envolvam implantes, restaurações e procedimentos estéticos, podem custar até 20% do valor em países como os EUA.

“A qualidade dos tratamentos e o valor são atrativos, mas precisamos oferecer mais. O pacote para tratamento precisa incluir uma estadia próxima ou de fácil acesso ao seu local de tratamento, pré-consultas online, lista de exames prévios a serem feitos no próprio país ou no Brasil, indicações de voos e de seguros médicos, orientações sobre o visto de entrada, entre outras facilidades que ajudam a dar confiança e conquistar esse paciente”, diz Juliano do Vale.

Com o reconhecimento da formação em odontologia no Brasil, o CFO também pretende atrair dentistas de outras nacionalidades para fazer cursos de especialização no país.

Programação do dia
Além da palestra sobre a internacionalização da Odontologia, a Arena CFO recebeu uma ampla programação de palestras nesta quinta-feira, segundo dia de realização do CIOSP. Os especialistas Maria Aparecida Machado, Cássia Garbelini e Evaristo Volpato falaram sobre Odontopediatria abordando a técnica de mão sobre a boca e Tauan Rosa abordou a fotopolimerização dentro da Dentística.
No período da tarde, o cirurgião-dentista Keller De Martini falou sobre a Odontologia Hospitalar e os especialistas Felipe Araújo, Neide Pena Coto, Gisele Maffei e Guto Ferreira discorreram sobre a Odontologia do Esporte. Na sequência, Henrique Nakamá ministrou palestra sobre Odontologia Digital. O presidente da SBTI (Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia), fechou as atividades do dia com o tema da Harmonização Orofacial.

CFO no CIOSP

Em 2024, O Conselho Federal de Odontologia completa 60 anos de dedicação na supervisão da ética odontológica no Brasil, zelando pela qualidade do exercício da profissão de cirurgião-dentista. O CFO participa do 41º CIOSP com um estande de 812 m² para atendimento a cirurgiões-dentistas, auxiliares, técnicos, acadêmicos e população interessada. No local, é possível, por exemplo, fazer a identidade digital dos profissionais de odontologia, a CFO ID.

Além da Arena CFO, o estande conta com um estúdio totalmente equipado para a produção do podcast CFO Esclarece, onde estão sendo realizadas entrevistas sobre os principais temas abordados durante o evento, como a internacionalização da Odontologia brasileira, os riscos para a profissão com a proposta de formação EaD, entre outros.

No estande, durante os quatro dias do evento, estão ocorrendo também reuniões dos plenários dos conselhos regionais de Odontologia.