CFO lança nova mobilização para reforçar proposta contra formação à distância de cirurgiões-dentistas

Abaixo-assinado digital contra EAD na odontologia foi lançado durante o Ciosp, maior evento da categoria no país

 

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) lançou, durante o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), um movimento contra a educação à distância (EAD) na odontologia. Para isso, foi iniciado um abaixo-assinado digital que está disponível no site oficial do conselho. Além da mobilização, o terceiro dia de atividades do Ciosp foi marcado pela realização de uma série de palestras na Arena CFO.

A proposta do EAD na odontologia tramita no Ministério da Educação (MEC) desde 2022 e vem sendo criticada pelas entidades representativas dos cirurgiões-dentistas por colocar em risco a qualidade da formação dos profissionais e do atendimento aos cidadãos.

“Essa ideia, se for mesmo implementada, vai trazer prejuízos irrecuperáveis à saúde bucal da população. A odontologia não é uma disciplina teórica. O exercício responsável da odontologia resulta de muita prática. Sem uma vivência clínica consistente, o primeiro a ser prejudicado será o paciente. Por isso, fomos contrários a essa iniciativa desde o primeiro momento em que ela foi levantada”, explica o presidente do CFO, Juliano do Vale.

O abaixo-assinado está disponível para cirurgiões-dentistas, técnicos, acadêmicos, profissionais da área e população em geral no site do CFO (https://website.cfo.org.br/). Ao final, o documento será entregue ao MEC para reforçar e demonstrar a rejeição da sociedade à proposta.

O tema foi debatido no estande do CFO no Ciosp, na última quarta-feira, por meio de palestra dos cirurgiões-dentistas Camillo Anauate Netto e Vania Fontanella. O evento foi o pontapé para início do abaixo-assinado, que permanecerá ativo nos próximos meses com objetivo de alcançar o maior número de pessoas possível.

Arena CFO no terceiro dia

No terceiro dia de atividades do Ciosp, a arena CFO recebeu diversas palestras para debater temas importantes, incluindo temas voltados à comunicação ética dos cirurgiões-dentistas. Luiz Rodolfo e Renata Caruso discorreram sobre Redes Sociais enquanto Mariana Pantano abordou o tema “Além dos Likes nas Mídias Sociais”. Bianca Zambiasi discorreu sobre Ética na Odontologia, Maurício Querido falou sobre Consultórios Compartilhados e Rita Silva trouxe novidades sobre a Reforma Tributária. A programação contou ainda com as palestras “Planeje sua Carreira”, ministrada por Evaristo Volpato, Vivien Aucar e Maura Feliciano de Araújo, e “Sucesso na gestão odontológica”, de Eduardo Gonçalves Mota.

CFO no Ciosp

Em 2024, O Conselho Federal de Odontologia completa 60 anos de dedicação na supervisão da ética odontológica no Brasil, zelando pela qualidade do exercício da profissão de cirurgião-dentista. O CFO participa do 41º CIOSP com um estande de 812 m² para atendimento a cirurgiões-dentistas, auxiliares, técnicos, acadêmicos e população interessada. No local, é possível, por exemplo, fazer a identidade digital dos profissionais de odontologia, a CFO ID.

Além da Arena CFO, o estande conta com um estúdio totalmente equipado para a produção do podcast CFO Esclarece, onde são realizadas entrevistas sobre os principais temas abordados durante o evento, como a internacionalização da odontologia brasileira, os riscos para a profissão com a proposta de formação EAD, entre outros.

No estande, durante os quatro dias do evento, estão ocorrendo também reuniões dos plenários dos conselhos regionais de odontologia.