A pedido do CFO, profissionais de Odontologia são incluídos no grupo prioritário para vacinação contra covid-19

Em atenção à manifestação do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Ministério da Saúde incluiu nesta segunda-feira, dia 18 de janeiro, os profissionais de Odontologia no grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19. O CFO formalizou a solicitação em dezembro para cadastramento desses profissionais no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

As diretrizes para estruturação da campanha foram anunciadas via Informe Técnico pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) e do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). A Campanha Nacional de vacinação iniciará com a vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Butantan é uma vacina contendo o vírus SARS-CoV-2 inativado, com eficácia de 50,39%. A expectativa é vacinar pelo menos 90% da população alvo de cada grupo.

Para facilitar no processo de planejamento e execução desse cadastro, o CFO encaminhou à época o mapeamento nacional detalhado desses profissionais, contendo os dados necessários para integrar o plano nacional de vacinação. O CFO reitera a disposição para contribuir com o que for preciso para a logística de distribuição prioritária.

Segundo orientações previstas no Informe Técnico, o registro da dose aplicada da vacina será nominal/individualizado. Para o Ministério da Saúde, essa modalidade de registro garante o reconhecimento do cidadão vacinado pelo número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cartão Nacional de Saúde (CNS), a fim de possibilitar o acompanhamento das pessoas vacinadas, evitar duplicidade de vacinação, e identificar/monitorar a investigação de possíveis EAPV. Ainda de acordo com o Informe Técnico, a vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio Hospitalar, Atenção Básica e Clínicas.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, integrar o grupo prioritário representa uma importante vitória para toda a Odontologia, considerando o contingente profissional em plena atividade na linha de frente. “Estamos vivenciando um momento histórico de extrema relevância para todos. Com certeza um marco diante do reconhecimento social do papel dos profissionais de Odontologia, não somente no enfrentamento contra a covid-19, mas também no trabalho desenvolvido enquanto equipe multiprofissional”, completou.

CLIQUE AQUI e confira a solicitação do CFO.

CLIQUE AQUI e acesse o Informe Técnico do Ministério da Saúde.

CLIQUE AQUI e acesse o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação

Por Michelle Calazans, Ascom CFO / Com informações do Ministério da Saúde.