Outubro Rosa: Os profissionais de Odontologia na conscientização contra o câncer de mama

Neste mês de outubro, é realizada a Campanha Internacional de conscientização contra o Câncer de Mama, o Outubro Rosa, alertando as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reforça a necessidade de todos os profissionais de Odontologia, assim como agentes da saúde em geral, em compartilhar informações que visam o bem da população, a fim de potencializar o efeito da campanha nas mulheres de todo o Brasil.

O Ministério da Saúde adverte, como medida preventiva, que mulheres com idade entre 50 e 69 anos faça a cada dois anos, a mamografia de rastreamento, mesmo sem possuir sintomas. Também é preciso atentar-se ao histórico familiar, pois a genética favorável à doença pode provocar seu desenvolvimento antecipadamente. É importante como forma de prevenção a doença realizar o autoexame de mama, observando e apalpando a mama, com o objetivo de encontrar algum nódulo ou alteração visual que possam indicar sinais de câncer, além da inclusão de hábitos saudáveis no dia a dia.

Incluir ao atendimento odontológico a conscientização do câncer de mama é uma opção necessária, pois o debate sobre a doença deve estar presente em todos os campos de saúde e, além disso, o Cirurgião-Dentista apresenta um papel importante nos tratamentos oncológicos. Pacientes que realizam procedimentos de radio e quimioterapia manifestam sintomas prejudicais a saúde bucal como perda do apetite, dor, deglutição, problemas de fala, problemas com alimentação em público, ressecamento bucal, entre outros, como mostra no artigo escrito pelo Cirurgião-Dentista e Conselheiro do CFO, Luiz Evaristo Volpato¹, “Qualidade de vida de pacientes após tratamento para câncer na região da cabeça e pescoço: um estudo de caso-controle”.

O câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células do seio que formam um tumor maligno capaz de invadir outros órgãos. É o tipo de câncer que mais atinge mulheres brasileiras. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se pouco mais de 66 mil novos casos por ano. A prevenção à doença é essencial, uma vez que é possível realizar o tratamento correto e alcançar a cura, impedindo que as células cancerígenas se proliferem no organismo.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) também ressalta nessa data a preocupação com o câncer bucal e a necessidade de se informar e realizar corretamente as indicações de prevenção da doença.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br