Dia do Professor: uma homenagem a todos os professores, em especial, os Cirurgiões-Dentistas que têm a missão de ensinar

Conforme Maria Montessori, “a melhor maneira de aprender é ensinar”. E na Odontologia, o profissional precisa estar constantemente atualizado para servir à população cada vez melhor. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) saúda a todos os professores do Brasil neste dia 15 de outubro, em especial, os Cirurgiões-Dentistas que se dedicaram à carreira docente.

Presidente do CFO, Juliano do Vale, ressalta a importância do papel dos Cirurgiões-Dentistas que retribuem ou retribuíram o que aprenderam ao longo de suas carreiras na Odontologia para os futuros colegas de profissão. “Comemorar o dia dos professores homenageando os Cirurgiões-Dentistas que também são professores é uma grande honra, pois são eles, os professores e professoras, os principais responsáveis pelo futuro e pelo sucesso da nossa profissão. Não poderia deixar de citar uma frase da poetisa Cora Coralina, que retrata bem o sentimento dos professores e da arte de ensinar: “Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, destacou.

E para homenagear o Dia do Professor, o CFO traz um pouquinho da história de professores com mais de 40 anos de carreira para falar sobre docência e Odontologia. Atualmente considerado uma das referências no ensino de Dentística no Brasil, nas contas do professor Camillo Anauate Netto, ele participou da formação de aproximadamente 12 mil alunos de graduação. Hoje, aos 66 anos, continua atendendo em clínica e ministrando aulas para 100 alunos de graduação e 48 de pós-graduação. Formado em 1978 pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), mestre e doutor em Dentística pela USP, atua como docente titular de Dentística da Universidade Metropolitana de Santos e como coordenador do curso de Especialização em Dentística (Ênfase na Estética do Sorriso) pela Faculdade São Leopoldo Mandic. Quando se formou, logo surgiu uma vaga para contratação no ano de 1979. “Lembro até do tema da minha primeira aula, foi sobre ‘Isolamento do Campo Operatório’. Admirava meus ídolos da Dentística, como os professores Waldimir dos Santos, Michel Nicolau Youssef, Antonio Salazar Fonseca, e tentava me espelhar neles”. Para o professor, mais que transmitir conteúdo, técnicas e protocolos, os educadores precisam ter a missão de transformar cidadãos. “Somos formadores de opinião e, portanto, nos tornamos exemplo para os futuros Cirurgiões-Dentistas. Muita coisa mudou ao longo de 40 anos de profissão, mas a missão de educador permanece a mesma. A Odontologia e a docência foram as melhores escolhas da minha vida”, concluiu.

Decana da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-Bauru), o legado como pesquisadora em Odontologia levou Maria Fidela de Lima Navarro, 78 anos, a alcançar patamares internacionais: entre eles, tornou-se presidente da International Association for Dental Research (IADR), considerado o maior organismo de investigação dental do mundo, e, em 2015, conquistou o título Dr. Honoris Causa pela King´s College London pelo mérito notável na transformação da educação odontológica no Brasil. Referência na área de Dentística nacional e mundial, a professora Fidela considera que seu maior feito vai muito além dos 225 artigos em revistas especializadas, 199 resumos em eventos, 7 livros publicados e inúmeros Cirurgiões-Dentistas formados. “Ensinar é compartilhar. Às vezes uma palavra, uma orientação por mais simples que seja pode fazer diferença na trajetória de determinada pessoa. Sempre socializei todos os conhecimentos que adquiri e incentivei as pessoas ao meu redor. Acho que qualquer pessoa pode fazer a diferença e contribuir para a educação de pessoas onde estiver”, defendeu. Para ela, a Odontologia está sendo devidamente reconhecida como profissão da área da saúde voltada para a manutenção da saúde bucal e áreas correlatas e ao tratamento das enfermidades ou alterações que acometem essas regiões. “Por outro lado, os profissionais da área odontológica bem formados têm a habilidade de devolver aos pacientes não apenas sua melhor condição funcional, mas também valorizar as dimensões estética e emocional, propiciando uma verdadeira harmonia ao corpo humano”, concluiu.

 

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br