Ministério da Saúde e OPAS/OMS Brasil divulgam resultado do Laboratório de Inovação – Política Nacional de Saúde Bucal; sete experiências inovadoras serão divulgadas em lives

Sete experiências do Laboratório de Inovação em Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente foram escolhidas como inovadoras pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, após chamamento público aberto em julho deste ano. Os autores dos trabalhos participarão de lives e receberão visitas técnicas in loco para sistematização do conhecimento entre os meses de outubro e novembro e, posteriormente, serão apresentados em seminário no mês de dezembro.

A primeira live será realizada na próxima quarta-feira, 26 de outubro, às 15h (horário de Brasília), no Canal DataSUS no YouTube (clique AQUI para assistir), e tem como eixo de inovação a Teleodontologia. Na transmissão, estarão presentes os autores escolhidos das experiências deste eixo: os Cirurgiões-Dentistas Diego Diniz e Valeska Pivatto discutirão seus trabalhos frente à área de Teleodontologia nas secretarias municipais de Sorocaba (SP) e Florianópolis (SC), respectivamente. A mediação é do Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Wellington Carvalho, com a presença da professora Fernanda Carrer, da FOUSP. As datas das demais lives, referentes aos eixos de Odontologia Hospitalar e Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs), serão definidas em breve.

O Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) é uma ferramenta utilizada pela OPAS/OMS Brasil desde 2008, para identificar, sistematizar e divulgar inovação e boas práticas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) que acontecem no país. Tem por objetivo dar visibilidade a iniciativas de âmbito local, para que estas possam ser reproduzidas em outros lugares, melhorando o desempenho do SUS, por meio de pesquisas e recomendações baseadas em evidências, mediante estudos de casos com resultados positivos. O LIS já abordou diversos temas, entretanto, essa é a primeira vez que a temática será voltada à saúde bucal.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br