Odontologia hospitalar: CFO recebe primeiro Cirurgião-Dentista eleito vereador no município de São Paulo

Da esq. para dir.: Marcelo Messias (Vereador municipal de São Paulo) e Juliano do Vale (Presidente do CFO)

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) recebeu nessa quinta-feira, 10 de junho, em Brasília/DF, Marcelo Messias, primeiro Cirurgião-Dentista eleito vereador na história da Câmara Municipal de São Paulo. O diálogo aproximado fortalece a interlocução do CFO com o Poder Legislativo em defesa das pautas de interesse da Odontologia, nas esferas municipais, estaduais e federal, com destaque neste momento para a Odontologia Hospitalar.

Segundo Marcelo Messias, Cirurgião-Dentista há 17 anos, é preciso construir uma agenda unificada com os Conselhos de Odontologia para que seja consolidado o mesmo ideal de trabalho. “Odontologia é união, e com esse olhar é possível colocar em prática uma política de verdade da Odontologia na capital de São Paulo, assim como em outras cidades do país. Por isso, ocupar uma cadeira na Câmara Municipal do maior município da América Latina, com o apoio forte do Sistema CFO/CROs, é fundamental para o planejamento e alinhamento necessários em prol da saúde bucal, no âmbito público e privado”, afirmou.

Da esq. para dir.: Marcelo Messias (Vereador municipal de São Paulo), Juarez Amaro (Assessor Parlamentar do Vereador), Juliano do Vale (Presidente do CFO) e Claudio Miyake (Secretário-Geral do CFO)

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, é preciso estimular, cada vez mais, a representatividade da Odontologia no âmbito legislativo. “Esse trabalho de interlocução precisa ser contínuo em todas as esferas de governo para valorização da saúde bucal. Existe uma agenda extensa em prol da categoria, mas o momento pede urgência para ampliação da Odontologia Hospitalar, tendo em vista a vigência restrita de leis municipais e estaduais que garantem a assistência odontológica em ambiente hospitalar. A população precisa de atendimento igualitário em todo o país e essa conscientização enquanto parlamentar faz toda a diferença”, esclareceu.

A expectativa é utilizar como base a legislação do município de São Paulo, que já possui lei específica sobre a Odontologia Hospitalar. O trabalho será conduzido para expandir essa assistência com maior assertividade, e servir de exemplo em âmbito nacional. O vereador informou ainda que outras áreas da odontologia e do atendimento em saúde bucal também serão prioritárias neste trabalho. Importante ressaltar que o município de São Paulo possui o maior contingente de Cirurgiões- Dentistas do Brasil (33.852 mil) e de profissionais de Odontologia com inscrição ativa, (mais de 151 mil se somadas todas as categorias).

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br