Novembro Azul: saúde também é coisa de homem

17 de novembro, dia D do Novembro Azul, o mês mundial dedicado ao combate do câncer de próstata, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a saúde do homem. O Sistema Conselhos de Odontologia ressaltam a importância da prevenção à doença.

A campanha Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, chamando atenção para o diagnóstico precoce e prevenção da doença que afeta a sociedade masculina. Já no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, teve início em 2011, a partir do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), considera-se mais de 71 mil casos novos entre 2023 e 2025, tendo o principal fator de risco a idade, histórico na família e sobrepeso. Entre 2012 e 2021 foram registradas mais de 149 mil mortes de brasileiros por causa do câncer de próstata, sendo o segundo tipo de câncer com mais incidente entre os homens.

Atenção a alguns sintomas como: dores ao urinar, presença de sangue na urina ou sêmen, dores ósseas e vontade constante de urinar. Diante disso, qualquer sintoma ou sinal suspeito, procurem imediatamente o serviço de saúde. Previnam-se!

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br