Presidente do CFO recebe Medalha Tiradentes em Santos – SP

Aconteceu nesta quarta-feira, 22 de novembro, na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo, a cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes ao Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale. Idealizada pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), a medalha é o mais alto grau de honraria concedida pela autarquia, àqueles profissionais que se destacam pelo trabalho em prol da saúde bucal da população.

O evento foi presidido por Braz Antunes, Presidente do CROSP, que ressaltou as importantes lutas conduzidas pelo presidente do CFO. “O trabalho realizado pelo Dr. Juliano foi um marco para a Odontologia no país, dando andamento a projetos relevantes. O estado de São Paulo tem um carinho especial pelo Presidente Juliano do Vale e sente-se representado em suas ações em benefício da Odontologia. Temos sempre um caminho aberto e a prontidão para resolvermos quaisquer problemas que se apresentem. Essa homenagem é uma forma de devolver o carinho e dedicação que continuamente recebemos do presidente do CFO”, explicou Braz.

O Presidente da APCD, Wilson Chediek, também destacou o histórico de trabalho do Dr. Juliano do Vale em favor da Odontologia. “Essa homenagem é um reflexo da sua atuação à frente do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Nós tivemos a oportunidade de acompanhar as suas atuações não só no Brasil, como no exterior. Algo que tem feito. Levar nossa Odontologia para outros países. Um trabalho que valoriza cada vez mais a Odontologia brasileira”.

Ao final, Dr. Juliano do Vale, emocionado com a homenagem, agradeceu a honraria. “Esses anos de dedicação, principalmente agora, na direção do CFO, exigem uma renúncia de vida pessoal e familiar e uma devoção muito grande pelos ideais da Odontologia. Ver o fruto desse trabalho e o reconhecimento por seus pares é muito gratificante. Ainda temos muito trabalho pela frente”. Falou ainda sobre pautas importantes que pretende continuar desenvolvendo. “A luta contra o EaD, pela melhoria nas condições de trabalho e pelo Piso Salarial continuam sendo prioridade. Além disso, temos grandes desafios a frente, com a internacionalização da nossa profissão, o turismo odontológico e também a representatividade política da classe, que pode ser o diferencial para a conquista de mais espaço e valorização da saúde bucal e da Odontologia como um todo”, finalizou.

Histórico de dedicação à profissão

Natural de Tupaciguara (MG), Juliano do Vale graduou-se em Odontologia pela Universidade de Uberaba (1996). Como Cirurgião-Dentista, trabalhou pela Secretaria de Saúde do Tocantins (1998), e, também, como Major, cuidou do acompanhamento de Saúde pelo do Corpo de Bombeiros Militares do Tocantins (2005). Também foi diretor-tesoureiro do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (2014-2015); e presidente do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins por quatro mandatos (2006 a 2014). Novamente participou da mesa diretora do CRO-TO no biênio de 2015 a 2017; dessa vez como tesoureiro e, posteriormente, foi eleito presidente do Conselho Federal de Odontologia, cargo que exerce atualmente.

Entre os trabalhos relevantes recentemente conduzidos pelo presidente do CFO, estiveram o reconhecimento da Harmonização Orofacial e da Odontologia Hospitalar como especialidades odontológicas, unificação da classe odontológica na luta pelo Piso Salarial e também contra a Educação à Distância (EaD), a possibilidade de inscrição em mais de duas especialidades, trabalho junto ao governo federal que resultou em importante incremento no investimento público para a área odontológica, gestão reconhecida nacionalmente em defesa dos profissionais face a COVID-19, trabalho em prol da representatividade política da classe, melhor regulação acadêmica para as faculdades de Odontologia, atualizações importantes no Código de Ética Odontológico, criação projeto CFO Esclarece, mudança da Sede do CFO do Rio de Janeiro para Brasília, além da modernização administrativa do Conselho.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br