Abrindo os painéis da Arena CFO no segundo dia de CIOSP, o Conselho Federal de Odontologia promoveu o Módulo 5, com o tema “Análise do Ensino de Pós-Graduação no Brasil”.
Realizado às 11h desta quinta-feira (30/6), o painel contou com a presença dos Cirurgiões-Dentistas Camillo Anauate Netto, Rogério Adib Kairalla, José Carlos Imparato e Marcelo Napimoga.
A temática foi introduzida pelo professor Camillo Anauate Netto, que também foi o moderador do painel, apresentando dados sobre faculdades de Odontologia e formação superior no Brasil. Doutor em Dentística, Anauate explicou que o Brasil é o país com o maior número de faculdades de Odontologia do Mundo, sendo 80% delas instituições privadas de ensino. Aproveitou, também, para trazer reflexões sobre o currículo na graduação, citando a necessidade da diversidade de conhecimento para a formação de um generalista.
Em seguida, Rogério Kairalla esclareceu sobre as normas e resoluções do CFO referentes às pós-graduações em Odontologia no Brasil.
Referência nacional em Odontopediatria, José Carlos Imparato foi o terceiro a ministrar o módulo, alertando sobre carga horária mínima dos cursos de Especialização em Odontologia e a necessidade de aprimorar a qualidade do ensino Lato Sensu.
Por fim, Marcelo Napimoga fez um parâmetro das normativas do CFO com o que se preconiza no Ministério da Educação.
No fim das exposições do Módulo 5, os ministradores se reuniram para um debate, respondendo a perguntas dos congressistas e, na sequência, o presidente do CFO, Juliano do Vale, e o secretário-geral Claudio Miyake também estiveram presentes para saudar o público de Cirurgiões-Dentistas, além de entregar os certificados aos palestrantes.
Fotos: @flaviocorvello @di.scapino
Por Natasha Guerrize, Luciana Lima e Camila Melo, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br