Conselho Federal de Odontologia estreia Arena CFO com grande público e autoridades da Classe

Dia 29 de junho de 2022: um marco na história da Odontologia Brasileira no Congresso mais esperado do calendário mundial, o 39º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. E nesta ação inédita, o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, deu as boas vindas aos Cirurgiões-Dentistas na inédita Arena CFO, um conceito de experiência de debates e painéis com temáticas voltadas à ética, legislação, saúde bucal, entre outras. Tudo para aproximar fomentar as principais pautas e lutas relevantes em prol da Classe Odontológica.

Conselheiros regionais e federais, cirurgiões-dentistas, profissionais auxiliares e técnicos e acadêmicos estiveram presentes juntamente com autoridades da Odontologia no primeiro dia de evento, unindo as grandes entidades de Classe. A abertura da Arena foi realizada às 13h30 desta quarta-feira (29), e, além do presidente Juliano do Vale, contou com a presença do presidente da APCD, Wilson Chediek; do presidente da ABCD, Silvio Cecchetto; da presidente do CRO-ES, Luzimar Gomes de Oliveira Pinheiro, representando os 27 CROs pelo Brasil; do presidente da ABIMO, Paulo Fracaro; e do vereador de São Paulo e cirurgião-dentista, Marcelo Messias.

Abrindo os discursos, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), Paulo Fracaro, parabenizou a diretoria do CFO pela iniciativa da Arena CFO e destacou a importância do Brasil figurar entre os maiores mercados odontológicos mundiais. “A indústria sem o cirurgião-dentista não vai a lugar nenhum, assim como o cirurgião-dentista sem a indústria não vai a lugar nenhum. Muito bom estar aqui com o CFO e acompanhar as ações em prol da Classe”.

O vereador por São Paulo e cirurgião-dentista, Marcelo Messias, também agradeceu a participação na abertura da Arena CFO e ressaltou as pautas em prol da categoria. “Como cirurgião-dentista, sei da importância dos Conselhos e da necessidade de engajarmos a essas lutas”.

Em sequência, o presidente da APCD, Wilson Chediek, entidade que realiza o CIOSP, reverenciou os 27 Conselhos Regionais e destacou a inédita parceria entre CFO, APCD e ABCD na edição 2022 do CIOSP, que permitiu a todos os congressistas terem acesso tanto aos painéis e debates e, principalmente, aos cursos, sem nenhum custo, diferente das edições anteriores. “É uma grande honra poder fazer parte disso. Hoje é um marco daquilo que, no meu entendimento, deve ser uma verdadeira união entre todas as entidades odontológicas, sem distinções”, defendeu.

Silvio Cecchetto, presidente da ABCD, não poupou elogios à diretoria do Conselho Federal de Odontologia pela presença no evento em um espaço especial, onde está instalada a inédita Arena CFO, que traz um novo conceito em atividades aos congressistas, permitindo uma maior aproximação entre o Conselho e os inscritos. Além dos painéis, a estrutura proporciona serviços e atendimentos aos Cirurgiões-Dentistas, Profissionais Auxiliares e Técnicos e Acadêmicos de Odontologia. “Essa diretoria, em nome do Dr Juliano do Vale, não mediu esforços para oferecer toda a estrutura aos congressistas. Devemos ficar honrados em estar em um espaço maravilhoso a fim de debatermos ações para melhorarmos a Odontologia Brasileira”.

Luzimar Pinheiro, presidente do CRO-ES, mostrou-se honrada em representar os CROs na abertura da Arena CFO e citou as mulheres na Odontologia, ocupando cargos das principais entidades de Classe. “Como presidente do Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo, quero dizer a todos que me sinto duplamente honrada por estar representando os profissionais da Odontologia capixaba e os demais presidentes dos CROs do Brasil. A abertura representa um momento histórico e inovador para a Odontologia Nacional”.

Arrematando os discursos da abertura, o Presidente do CFO, Juliano do Vale, falou sobre a honra de levar o nome da Odontologia nacionalmente e ressaltou São Paulo como uma das referências, uma “cidade que sempre respirou a Odontologia com algumas das faculdades mais tradicionais do Brasil”. Ele também aproveitou para reforçar que a Arena CFO discutir e divulgar o exercício profissional, uma atuação que seja dentro dos limites éticos por uma melhor Odontologia.

Durante a abertura, o presidente do CFO, Juliano do Vale, foi homenageado pela Câmera Municipal de Uberaba com título de Cidadão Uberabense, pelos serviços prestados em prol da Odontologia na cidade mineira, onde Vale cursou a graduação na Universidade de Uberaba. Nesta ocasião, a homenagem foi entregue pelo presidente do CRO-MG, Raphael Mota, e o ex-conselheiro do CFO, Eduardo Ferro.

Em seguida, a Arena CFO seguiu com a programação, iniciando com o superintendente do CFO, Rodrigo Couto, esclarecendo os principais pontos sobre a CFO ID, a identidade digital da Odontologia. O painel intitulado “Marketing de Conteúdo” foi ministrado pelas conselheiras Bianca Zambiasi e Mariane Ferrão, trazendo os pontos principais da publicidade odontológica no meio digital. Luiz Evaristo Volpato, tesoureiro do CFO, tratou sobre o panorama atual e as perspectivas futuras de atuação na Odontologia, tanto para acadêmicos quanto para cirurgiões-dentistas. Os palestrantes Oracio Kuradomi e Luiz Mauro Chander Fernandes fecharam os painéis do primeiro dia da Arena CFO, abordando Networking e Empreendedorismo na Odontologia.

Num movimento dinâmico, o CFO fechou, durante a tarde, a assinatura do termo de intenção entre 11 países latino-americanos, formalizando pautas sobre melhoria na qualidade e padronização da formação e qualificação dos profissionais de Odontologia da América Latina.

imprensa@cfo.org.br