Com novas possibilidades de atuação, Odontologia Digital é destaque no Módulo 6 da Arena CFO no CIOSP

Após o debate voltado à formação e ensino nas Pós-Graduações Lato Sensu no Brasil, o Conselho Federal de Odontologia promoveu o segundo painel da quinta-feira (30/6) do 39° CIOSP, referente ao Módulo 6 – “Odontologia Digital e Teleodontologia no Brasil: realidade ou futuro?”.

O painel foi realizado às 14h, na Arena CFO. Referência em Odontologia Digital, o CEO da SBODigital, Paulo Kano, foi o destaque do painel. Maior referência em Odontologia Digital, a SBODigital apresenta três eixos, incluindo o Científico, Regional e Social. “Queremos fazer o Brasil um eixo de conhecimento único, e para isso, temos os departamentos com a preocupação de informar, interagir e difundir a tecnologia para Cirurgiões-Dentistas em cada região”, explicou.

O segundo palestrante do painel foi Vagner Ortega, coordenador do Mestrado em Odontologia Digital da Faculdade São Leopoldo Mandic. “Comprar um laser não é Odontologia Digital. É muito maior que isso. É pensar em processos, diagnósticos de forma dinâmica para uma melhor Odontologia. É encontrar soluções para cada especialidade, para otimizar e trazer grandes avanços para os Cirurgiões-Dentistas”, pontuou, destacando também que a Ortodontia, Prótese Dentária, HOF e diversas especialidades são beneficiadas com a Odontologia Digital.

Na sequência, Ana Estela Haddad abordou uma das áreas que mais ganhou discussões durante a pandemia, a Teleodontologia. Além de contextualizar a normativa 2018 e o Projeto de Lei de aplicação à Telesaúde, que tramita no Senado, também apresentou suas experiências na Clínica de Odontopediatria na Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) durante o isolamento social causado por conta da pandemia. “Implementamos um serviço, conforme às normativas do CFO, fazendo triagem e atendimento a distância. Estamos testando novas plataformas e possibilidades para dar o suporte aos alunos e preceptores na faculdade”, comentou.

Quarta palestrante do painel, Miriam Abdo Pinheiro falou do trabalho da Academia Brasileira de Alinhadores Ortodônticos e Fluxo Digital em Ortodontia, trazendo um diálogo sobre os impactos Odontologia Digital na especialidade. “Como a Ortodontia requer menos habilidade manual e maior habilidade com a tecnologia, a Odontologia Digital é um diálogo importante para otimizar o tempo de tratamento”, explicou.

Por fim, Carlos Cordeiro, da Associação Brasileira de Odontologia Digital (ABOD), dissertou sobre Fluxo Digital na Odontologia. “Esse recurso é altamente aplicável a todas as especialidades da nossa profissão, desde as cirurgias aos diagnósticos feitos pelos Cirurgiões-Dentistas”, concluiu.

Assim como todos os painéis da Arena CFO, os palestrantes do Módulo 6 se uniram para tirar dúvidas do público presente sobre as temáticas apresentadas.

Fotos: @flaviocorvello @di.scapino

Por Natasha Guerrize, Luciana Lima e Camila Melo, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br