Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil: a importância do Cirurgião-Dentista na conscientização e apoio da doença

Neste 15 de fevereiro, Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, o Sistema Conselhos de Odontologia fortalece a importância do Cirurgião-Dentista Odontopediatra no cuidado preventivo e curativo da saúde bucal nas crianças, para que além de favorecer o acesso da população aos melhores tratamentos e medicamentos, expressar apoio às crianças e adolescentes com diagnóstico precoce da doença.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. Com isso a Odontologia é capaz de evitar uma série de sequelas bucais ocasionadas pelo tratamento à doença, a exemplo de distúrbios no crescimento facial, erupção dentária tardia, malformação radicular, além de reduzir os efeitos colaterais agudos como a mucosite, xerostomia, entre outras.

A incidência total de tumores malignos na infância é maior nos três primeiros anos de vida e em crianças do sexo masculino. Portanto, fique atento aos sinais que precisam de mais atenção. Procure avaliação com o Cirurgião-Dentista e não ignore a qualquer queixa de dor ou qualquer outro sintoma.

Por Mariana Cunha, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br