Doralice Severo da Cruz Assume como Coordenadora Geral de Saúde Bucal

Em entrevista para o CFO a Cirurgiã-Dentista falou sobre os desafios do cargo e destacou a importância do trabalho em parceira com o Conselho

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, nomeou no dia 3 de fevereiro de 2023, a Cirurgiã-Dentista Doralice Severo da Cruz como nova Coordenadora-Geral de Saúde Bucal, pasta vinculada à Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.

Presidente licenciada da Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva (Abrasbuco), pesquisadora na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e ex-coordenadora da Área Técnica de Saúde Bucal no Município de São Paulo, Doralice tem em seu currículo um legado de luta em prol da saúde bucal. Em sua primeira entrevista ao CFO exercendo o cargo de Coordenadora, Doralice conversou sobre os planos à frente da pasta, os desafios que pretende enfrentar, a relevância do Sistema Conselhos no apoio às ações para execução da política e, destacou a tarefa final que recebeu, “trabalhar pela saúde bucal, como meio de resgatar a cidadania da população por meio do aumento do acesso aos serviços de saúde bucal”.

Conhecendo a Coordenação Geral de Saúde Bucal

Subordinada à Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, a Coordenação Geral de Saúde Bucal é responsável por participar da formulação, coordenar, implementar, avaliar e monitorar a Política Nacional de Saúde Bucal para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente existem 29.816 equipes de saúde bucal na estratégia da saúde da família, 123 Unidades Odontológicas Móveis (UOM), 510 consultórios portáteis distribuídos, 1.185 Centros de Especialidades Odontológicas e 615 Laboratórios Regionais de Prótese Dentária em todo o território nacional.  

Doralice destacou o trabalho que vem sendo realizado pela equipe da Coordenação. “O primeiro trabalho agora é realizar o diagnóstico da Saúde Bucal no nosso país”.

Planos e desafios

Sobre o trabalho que planeja realizar, o primeiro destaque de Doralice foi sobre uma mudança de paradigma no que se refere ao modo como o atendimento é realizado atualmente. Ela informou que planeja realizar uma “mudança no modelo de atenção. Almejamos que seja centrada nas necessidades das pessoas, e não nos procedimentos e nos Cirurgiões-Dentistas”. Doralice explicou que isso significa que o profissional deve conhecer as necessidades das pessoas e o território que trabalha para conseguir, assim, oferecer um melhor cuidado de saúde bucal para a população. “O Cirurgião-Dentista precisa fazer visita domiciliar, precisa fazer educação em saúde, precisa fazer prevenção de doenças, além de atender na cadeira as necessidades assistenciais. Atualmente o dentista está muito preso ao consultório”.

Sobre a rede de atenção à saúde bucal, a Coordenadora informou que o trabalho será focado em resolver alguns entraves que existem hoje e impedem que a Rede de Atenção à Saúde Bucal do SUS se mostre concretamente, desde a atenção às urgências até atendimento em ambiente hospitalar, passando pelo cuidado às pessoas com câncer seja câncer de boca ou em outro sítio.

Além disso, Doralice pontuou outras ações que sua Coordenação pretende realizar. Formatar cursos de atualização para os profissionais, implementar políticas de educação permanente, trabalhar na elaboração de diretrizes clínicas atualizadas e a utilização das novas tecnologias, tudo isso logicamente pautado na ciência e nas melhores evidências. A Coordenação deve, neste momento conversar com outras entidades e formatar ideias a serem submetidas ao Ministério da Saúde para, num segundo momento, serem implementadas.

Importância do CFO e Sistema Conselhos

Ao tratar da elaboração de novas ideias, e implementação das políticas de assistência à saúde bucal, Doralice ressaltou o trabalho em parceria com o Sistema Conselhos. “Quero agradecer ao presidente do CFO, Juliano do Vale que, de imediato, manifestou apoio à Coordenação Geral de Saúde Bucal, isso é importantíssimo para nós. E essa capilaridade dos Conselhos também é muito importante. Eles estão em todos os Estados. Nos ajudam a fazer os inquéritos epidemiológicos de saúde bucal, são nossos parceiros nos eventos, e, por vezes, facilitam a conversa com os profissionais. Essa boa relação é uma via de mão dupla e facilita o trabalho de ambos. Eu considero que o CFO e o Sistema Conselhos são parceiros importantes para a Coordenação Nacional de Saúde Bucal”, destacou Doralice sobre a parceria.

Falando sobre o resultado para a população que o trabalho da Coordenação Geral de Saúde Bucal deve trazer, Doralice destacou que espera atender a tarefa que recebeu da presidência da república. “A população pode esperar a ampliação do acesso (aos serviços de saúde bucal) com o consequente resgate da cidadania”, finalizou.

Segundo o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a parceria consolidada com o Ministério da Saúde nos últimos anos ampliou a construção de uma Odontologia cada vez maior e melhor para o Brasil e para os brasileiros. “Desejamos a nova Coordenadora-Geral de Saúde Bucal, Doralice Severo, muito sucesso. Estamos todos empenhados em construir uma Odontologia melhor e repito, o CFO está à disposição da Coordenação-Geral de Saúde Bucal para contribuir e fortalecer ainda mais a valorização da Odontologia brasileira”, destacou.

Integração com o Sistema Conselhos de Odontologia

Já como resultado da parceria, o CFO e o Ministério da Saúde, por meio da Coordenadoria Geral de Saúde Bucal, irão realizar uma reunião conjunta dos Presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia com todos os Coordenadores Estaduais de Saúde Bucal, em um encontro programado para acontecer no mês de abril, em Brasília. O objetivo é integrar e disponibilizar o Sistema Conselhos de Odontologia para apoio nas ações da Coordenadoria Geral de Saúde Bucal em cada Estado.

Coordenadora Geral de Saúde Bucal participa da gravação de podcast

A nova Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz Teixeira também esteve presente no estande do CFO no CIOSP e participou da gravação de um episódio do Podcast CFO Esclarece ao lado de Ana Estela Haddad, nomeada nova Secretária de Informação e Saúde Digital. Participou também a cirurgiã dentista Denise Abranches, coordenadora do Setor de Odontologia do Hospital São Paulo. O episódio estará disponível em breve no canal do CFO no Youtube e nas principais plataformas de podcast.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br