A importância da saúde bucal nas crianças

Neste 12 de outubro, dia das Crianças, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) parabeniza todas as crianças pelo seu dia e fortalece a importância dos cuidados bucais desde a primeira infância. Cuidar da saúde bucal das crianças é garantir dentes fortes e saudáveis na fase adulta, por isso, é importante estabelecer cuidados de higiene bucal na rotina dos pequenos de forma a criar um hábito saudável permanente.

A saúde bucal precisa de atenção especial durante toda a infância, pois além de ser uma fase crucial para o desenvolvimento de hábitos saudáveis, é capaz de promover a educação odontológica, evitando assim cáries, inflamações e demais problemas bucais.

Os problemas bucais mais comuns enfrentados pelas crianças é a cárie, ou deterioração dos dentes, que acontece quando alguma bactéria presentes na placa bacteriana entra em contato com os alimentos ingeridos, principalmente os que contêm açúcar refinado, e a gengivite, que é a inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana.

Portanto, é fundamental a participação dos pais nos cuidados da saúde bucal das crianças, a fim de estimular os pequenos hábitos de higienização como uma forma de prevenir doenças e proporcionar mais qualidade de vida na etapa adulta. Além disso, é fundamental visitar um Cirurgião-Dentista especializado, periodicamente, para manter a boa higiene bucal.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br