Conselho Federal de Odontologia retoma Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) retomou nessa quinta-feira, dia 1ª de outubro, a condução do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. O trabalho segue com definição do cronograma de entrega das cadeiras odontológicas com equipo aos municípios vencedores da edição 2019. Por conta da pandemia, o processo de entrega da premiação previsto para este ano de 2020 foi interrompido.

O CFO segue em fase de agendamento de data com os municípios vencedores para entrega, instalação e ativação da cadeira odontológica, conforme prevê a Portaria CFO-SEC-154/2019. Além de alinhar a formalização do Termo de Doação da cadeira odontológica para patrimoniamento na unidade de saúde municipal indicada pela prefeitura, ato que chancela o pleno funcionamento à população local.

Segundo o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a prioridade da Autarquia, além da premiação, é também acompanhar para que esse prêmio alcance seus objetivos, que é fortalecer o serviço público de atendimento odontológico à população e a valorização dos Cirurgiões-Dentistas nos municípios. “O prêmio busca aprimorar o serviço prestado, com maior valorização do profissional de Odontologia e mais qualidade para o cidadão. O compromisso do CFO segue sempre para a valorização da Odontologia, com o efetivo funcionamento dos serviços odontológicos”, explicou.

Para o Vice-Presidente do CFO, Ermensson Jorge, que coordena a premiação, a retomada dos trabalhos segue para validar na prática a essência original do Prêmio Nacional da Autarquia, que é incentivar a assistência odontológica de qualidade à população na rede pública. “O trâmite segue com ofício às prefeituras dos municípios vencedores e com articulação do Conselho Federal e Regionais nos respectivos estados. A devolutiva dos ofícios será orientativa ao CFO sobre o agendamento da entrega, local de instalação da cadeira e qual público será beneficiado com o atendimento odontológico. Esse prosseguimento será divulgado nos canais de comunicação da Autarquia, com máxima transparência”, esclareceu.

No total, nove cadeiras odontológicas serão entregues pelo CFO em reconhecimento aos municípios que se destacarem na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. Cinco premiações serão destinadas aos municípios com até 20 mil habitantes, por macrorregião – 1º lugar Centro-Oeste, Juscimeira (MT); 1º lugar Nordeste, Dom Basílio (BA); 1º lugar Norte, Vitória do Jari (AP); 1º lugar Sudeste, Porto Real (RJ); e 1º lugar Sul, Figueira (PR). Além das categorias populacionais: 1º lugar entre 20.001 e 50.000 habitantes, Ibiporã (PR); 1º lugar entre 50.001 e 100.000 habitantes, São Sebastião (SP); 1º lugar entre 100.001 e 500.000 habitantes, Nossa Senhora do Socorro (SE); e 1º lugar acima de 500.000 habitantes, Curitiba (PR).

Os municípios premiados na primeira colocação de cada categoria receberão uma cadeira odontológica, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico.

CLIQUE AQUI e confira a classificação geral dos municípios vencedores.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br