Conselhos de Odontologia lançam campanha emergencial covid-19 “Odontologia – Sempre bem protegida, para bem proteger”

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia lançam nesta segunda-feira, dia 5 de outubro, a campanha emergencial covid-19 “Odontologia – Sempre bem protegida, para bem proteger”. A iniciativa é em favor da valorização da categoria, pelo fortalecimento da biossegurança na Odontologia e contra a desinformação neste momento de retomada do atendimento odontológico, pós-pandemia.

A campanha é composta por três etapas, com divulgação nacional em diversas plataformas e apoio integral dos Conselhos Regionais de Odontologia que intensificarão a visibilidade à categoria e à população nos estados. As ações contemplam veiculação em TV, rádio, redes sociais e nos canais de comunicação do Sistema Conselhos, até o mês de dezembro. A iniciativa fortalece, inclusive, o trabalho realizado na campanha “Essa luta é nossa / Odontologia contra o Coronavírus”, lançada no início da pandemia, em março, como forma de ampliar os cuidados com a categoria e a sociedade.

Nesta primeira etapa, o objetivo é reforçar à população o conhecimento técnico do Cirurgião-Dentista e equipe, adquirido ainda na formação profissional, para lidar com as medidas de biossegurança em Odontologia. O trabalho segue em segunda etapa, com a exposição sobre a importância da retomada segura do atendimento odontológico eletivo, seguindo os protocolos de biossegurança apresentados na primeira etapa. E, em etapa final, o trabalho será conduzido para fortalecer a importância do papel do Cirurgião-Dentista na sociedade, como profissional essencial em diversos ambientes de trabalho, inclusive na linha de frente contra a covid-19: em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), na Odontologia hospitalar, em consultórios clínicos, em atendimento domiciliar, na produção acadêmica, entre outros.

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, explica que o planejamento conduzido nesta campanha tem como base o trabalho desenvolvido nos últimos meses de pandemia, como um somatório de todas as ações realizadas, medidas protetivas de saúde, consulta pública nacional à categoria, Webinar Odontologia brasileira – Gestão, Crise e Oportunidade, entre outras iniciativas. “O cronograma foi pensado cuidadosamente para subsidiar os profissionais de Odontologia e a população neste novo normal, com destaque, principalmente, no combate à desinformação acerca do atendimento odontológico seguro. Neste momento, todos nós, profissionais de Odontologia, somos responsáveis em contribuir no compartilhamento de informações verídicas em defesa da nossa Odontologia”.

Confira abaixo o passo a passo para aderir à campanha:

  • Como faço para conhecer a campanha?

    O Conselho Federal de Odontologia criou a página da campanha com todas as informações com acesso público, por meio do seguinte endereço: wwcfocontraocoronavirus.com.br. Nesse espaço está disponível todo o conteúdo produzido com opção de download: imagens e vídeos. Além disso, o CFO disponibiliza gratuitamente um e-book com medidas para garantir maior segurança dos profissionais de odontologia e de pacientes.
  • Quem pode aderir à campanha?

    A campanha é aberta ao público, tanto para os profissionais de Odontologia – Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal –, quanto para os pacientes e a população em geral.
  • Sou profissional de Odontologia, como posso participar?

    A partir de novembro, os Conselhos Regionais de Odontologia disponibilizarão em suas sedes máscaras, botons e adesivos de carro com a identidade visual da campanha. O profissional de Odontologia pode fazer a retirada desse material ou também pode utilizar as artes disponíveis no link da página da campanha (wwcfocontraocoronavirus.com.br) e personalizar com a logomarca da sua clínica odontológica; a mesma orientação é válida aos acadêmicos que desejam aderir à campanha de forma personalizada, incluindo o nome da instituição de ensino superior, por exemplo. Além disso, a campanha também pode ser aderida de forma online, por meio do compartilhamento nas redes sociais, o que permite, ainda mais, o acesso sem fronteiras de todas as peças disponíveis.
  • De que forma as entidades odontológicas nacionais podem participar?

    Todas associações, federações, confederações, entre outras do âmbito odontológico, que tiverem interesse em aderir à campanha, seja em plataforma online ou por meio da impressão de material personalizado à identidade visual da campanha serão bem-vindas. E, a exemplo do que já acontece, a menção do @ do Conselho Federal de Odontologia nas redes – Instagram, Facebook, Twitter – serão replicadas pelos perfis oficiais da Autarquia.

CLIQUE AQUI e conheça a campanha.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br