Pela primeira vez, nove municípios recebem o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal

Vice-Presidente do CFO, Ermensson Jorge

Pela primeira vez, nove municípios recebem o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, por se destacarem na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. A solenidade de premiação foi realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) na noite dessa quarta-feira, dia 27 de novembro, em Brasília/DF, e reuniu prefeitos, coordenadores municipais de saúde bucal e secretários de saúde dos municípios vencedores em 1ª e 2ª colocação, das nove categorias. É a 11ª edição do Prêmio Nacional.

A solenidade foi conduzida pelo Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge, que enfatizou a importância do reconhecimento e valorização de gestores e profissionais da Odontologia pelo investimento destinado para qualidade da assistência odontológica à população. “Essa edição de 2019 simboliza um marco na história premiação. Além das novas categorias criadas para prestigiar a população mais carente – até 20 mil habitantes, por macrorregião -, tivemos o orgulho de registrar o número recorde de municípios inscritos, que traduz o cumprimento na qualidade dos critérios estabelecidos. É uma grande satisfação presenciar esse momento, como Cirurgião-Dentista, como Autarquia e como cidadão. Parabenizo a todos os Cirurgiões-Dentistas e profissões auxiliares, fundamentais para a excelência na prestação de serviço à população, aos municípios participantes, tanto nas etapas estaduais, quanto na nacional e, principalmente, aos municípios vencedores no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019”, cumprimentou.

Coordenadora-Geral de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, Rogéria Cristina Calastro de Azevedo

A Coordenadora-Geral de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, Rogéria Cristina Calastro de Azevedo, ressaltou que iniciativas como estas reconhecem boas políticas públicas e incentivam o desenvolvimento de novos projetos e programas de Saúde Bucal no país: “Atualmente, o Brasil conta com 27.283 equipes de saúde bucal e muitas delas podem ter nessas experiências uma referencia para o alcance de ações e serviços inovadores, qualificados, e organizados voltados à população de seu território. Essa premiação é de grande relevância, dando destaque e motivação à atenção primária e, principalmente, para as equipes de saúde bucal de todo o país, valorizando em todo o território nacional os profissionais envolvidos e, sobretudo, fomentando a qualificação da assistência odontológica à população, através do beneficio da cadeira odontológica para ampliação da oferta de serviços. No início dessa semana nós publicamos a Portaria 3.034/2019, que habitou municípios ao recebimento de repasse financeiro federal em R$36,6 milhões para a aquisição de equipamentos odontológicos”.

Presidente do CRO Alagoas, Márcia Telma Tenório Lins Guimarães

Representando todos os Conselhos Regionais, a Presidente do CRO Alagoas, Márcia Telma Tenório Lins Guimarães, afirmou que incentivar as ações de Saúde Bucal em nível de todos os municípios do Brasil é um papel importante que desempenha o Conselho Federal diante da sociedade brasileira. “Parabenizo os municípios vencedores, os conselheiros federais, o CFO por essa excelente iniciativa, que se concretiza cada vez mais, atingindo maior número de municípios agraciados e, que isso, venha colaborar para a valorização profissional. Aproveito para lançar uma ideia às próximas edições do prêmio, que essa solenidade também seja realizada nos estados para prestigiar os municípios que se destacaram em âmbito estadual”, pontuou.

Juscimeira/MT, 1º lugar na categoria até 20 mil habitantes – Região Centro-Oeste

1º lugar na categoria até 20 mil habitantes – Região Centro-Oeste –, Juscimeira/MT, esteve representado na solenidade pelo Secretário Municipal de Saúde, Nasin Eldin Farah, que destacou a importância da premiação à comunidade local. “Agradeço ao CFO pela premiação. Este é o primeiro ano em que o município de Juscimeira participa e com certeza no próximo ano estaremos aqui novamente. Com certeza o impacto será positivo em nosso município e vamos ampliar os nossos serviços de atendimento. Agradeço a nossa equipe de saúde bucal, técnicos, os nossos auxiliares que dedicam o seu dia para atender a população com qualidade”, enfatizou.

Dom Basílio/BA, 1º lugar na categoria até 20 mil habitantes – Região Nordeste

Representando o município de Dom Basílio/BA, 1º lugar na categoria até 20 mil habitantes – Região Nordeste –, o Prefeito Roberval Meira, ressaltou que quem ganha é a população de Dom Basílio. “Esse prêmio é de suma importância para nós e atinge diretamente a população, pois irá possibilitar ampliação da oferta de serviços em saúde bucal, então fico muito agradecido. Iremos divulgar esse serviço à população e trazer mais qualidade de vida. Sem a participação dos gestores, do secretário de saúde e da equipe não teríamos conquistado esse prêmio, que com certeza irá estimular a equipe em busca de outras premiações”, esclareceu.

Vitória do Jari/AP, 1º lugar na categoria até 20 mil habitantes – Região Norte

Segundo o Prefeito de Vitória do Jari/AP, 1º lugar na categoria até 20 mil habitantes – Região Norte –, Raimundo de Alcimar Ney de Souza, esse momento é histórico para todos do município, representando o estado e a Região Norte. “Além do que já foi conquistado e do que ainda está por vir, a premiação é um incentivo muito importante. A gestão compartilhada vem desse resultado. Agradecemos ao CFO para continuar esses trabalhos juntamente com a equipe de Vitória do Jari. Hoje, praticamente 100% do nosso município está contemplado pelo atendimento odontológico. Toda a equipe da assistência e da saúde bucal tem se empenhado muito. Isso chega até as pessoas que precisam e a nossa equipe, que busca melhorar todos os dias além do nosso apoio de equipamentos”, ressaltou.

Porto Real/RJ, 1º lugar na categoria até 20 mil habitantes – Região Sudeste

Para o Prefeito de Porto Real/RJ, 1º lugar na categoria até 20 mil habitantes – Sudeste –, Ailton Basílio Marques, esse prêmio vem incentivar ainda mais o trabalho para manter a excelência da saúde como um todo e, em especial, a Saúde Bucal. “É a quinta condecoração que recebemos do CFO. Nós conquistamos em 2012, 2014 e 2015 outras posições e neste ano o primeiro lugar. Ficamos com o sentimento de muito orgulho por estar atendendo bem a nossa população tão sofrida e que depende do setor público na saúde. A importância do prêmio também representa importante superação diante das dificuldades enfrentadas pela falta de recursos. Por isso, agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade e ao CFO pela premiação”, evidenciou.

Figueira/PR, 1º lugar na categoria até 20 mil habitantes – Região Sul

Representando o município de Figueira/PR, 1º lugar na categoria até 20 mil habitantes – Sul, a Secretária de Saúde, Marli Fukushima, reiterou a importância do prêmio à comunidade local. “Em nome do prefeito Valdir Garcia de Figueira, no Paraná, justificando a sua ausência, que por motivos de força maior não pode comparecer, ratifico a imensa alegria que recebemos essa premiação, fruto de um trabalho de uma equipe e de muita união e de muito trabalho junto aos pacientes de Figueira. Muito obrigada de coração, na certeza de que faremos o bom uso dessa premiação”, ressaltou.

Ibiporã/PR, 1º lugar na categoria populacional entre 20.001 e 50.000 habitantes

Segundo o Prefeito de Ibiporã/PR, 1º lugar na categoria populacional entre 20.001 e 50.000 habitantes, João Toledo Coloniezi, a premiação demonstra a qualidade no serviço que os nossos profissionais de Odontologia junto com seus auxiliares e toda a equipe dos Centros de Especialidade Odontológica (CEO) e UBS prestam a nossa população. “Nós recebemos o prêmio que em valor financeiro pode não representar muito, mas em valor de estímulo e valor para a sociedade na possibilidade de colocar novos bairros com atendimento odontológico como esse que nós vamos colocar na Unidade de Pronto Atendimento, que é para um atendimento de emergência odontológica em horário diferenciado. Então essa cadeira que é o prêmio amplia o serviço prestado à população de Ibiporã e isso é muito gratificante quando sabemos que disputamos com municípios do Brasil inteiro e estamos sendo agraciados com o primeiro lugar”, enfatizou.

São Sebastião, 1º lugar na categoria populacional entre 50.001 e 100.000 habitantes

Para o Prefeito de São Sebastião, 1º lugar na categoria populacional entre 50.001 e 100.000 habitantes, Felipe Augusto, é uma honra e alegria para o município receber mais uma vez o Prêmio como a melhor saúde bucal entre os municípios com 100 mil habitantes. É um bicampeonato. Quando nós tomamos a decisão de investir na saúde bucal reorganizando e criando departamentos, dando condições e estruturas, investidas na aquisição de novos equipamentos, suprimentos, nós tomamos uma decisão sábia, pois tínhamos um corpo técnico que botou literalmente a mão na massa. Já na primeira semana de governo todos esses [Administradores] partiram para organizar o Centro de Especialidade Odontológica com as próprias mãos. Investimentos que fizemos no decorrer dos anos nos consagraram com uma saúde bucal exemplar, referência, mas a premiação que o CFO propõe e nos permite ter hoje, sem dúvida nenhuma é o grande estímulo, o estímulo para políticas de saúde bucal que fazem do Brasil ser um país grande, ser um país que precisa ser defendido não só nas mídias, mas também mundo afora. A odontologia sem dúvida nenhuma é o grande exemplo. É o fio condutor, a mola mestra desse processo está nas mãos do CFO e dos CROs de todo o país. Parabéns pelo trabalho”, reiterou.

Nossa Senhora do Socorro/SE, 1º lugar na categoria populacional entre 100.001 e 500.000 habitantes

De acordo com o Prefeito de Nossa Senhora do Socorro/SE, 1º lugar na categoria entre 100.001 e 500.000 habitantes, Padre Inaldo, é motivo de muita felicidade receber o premio do CFO. “Quando nós assumimos a prefeitura em 2017 que nós recebemos as modificações relacionadas à Odontologia. Graças a Deus com a ajuda de alguns deputados do estado e com a sabedoria da nossa equipe, nós conseguimos fazer uma revolução, conseguimos reformar, climatizar e comprar vinte novas cadeiras odontológicas no nosso município e conseguimos motivar nossos servidores. Eu quero agradecer de coração ao secretario e coordenadora. Prefeito sozinho não consegue resolver nada, se o prefeito não tiver uma boa equipe ele não consegue avançar, não consegue trabalhar e nem prestar o melhor serviço á população. Agradeço o reconhecimento do CFO, que vem coroar a nossa dedicação e o serviço. Esse prêmio pra gente pra gente é uma coisa que caiu do céu, todo prefeito aqui sabe que a dificuldade na saúde é gritante, quanto mais nós trabalhos, mais investimos ainda é pouco para a nossa população. E diante dessa dificuldade, receber um prêmio de nível federal é algo gratificante”, acrescentou.

Curitiba, 1º lugar na categoria populacional acima de 500.000 habitantes

Representando Curitiba, 1º lugar na categoria populacional acima de 500.000 habitantes, a Secretária de Saúde, Márcia Huçulak, o impacto para a nossa população já é o reconhecimento do trabalho realizado juntamente com uma equipe de uma gestão voltada para gestão de saúde, a melhor saúde do Brasil. “É uma alegria e uma honra estar junto ao CFO nessa premiação. O município recebe pela terceira vez esse prêmio em cidades acima de 500 mil habitantes. E esse é o reconhecimento de um trabalho que envolve 336 Cirurgiões-Dentistas que atuam em 111 unidades do nosso município, 41 Cirurgiões-Dentistas que atuam nos nossos 3 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e nas nossas três Unidades de Pronto Atendimento  24h. E também aos nossos 165 TSB e 497 ASB. Isso tudo é coordenado por uma equipe dedicada e sob a regência do nosso prefeito de Curitiba que busca fazer uma saúde de qualidade. Parabéns ao CFO que nos permite mostrar um pouco do nosso trabalho e nos estimulam a fazer uma saúde de qualidade para todos os brasileiros”, concluiu.

Por Michelle Calazans e Werveson Ferreira, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br
Fotos: Wesley Amaral