Cirurgiões-Dentistas mobilizam doação de protetores faciais para profissionais da saúde indígena no Amapá e norte do Pará

Os Cirurgiões-Dentistas Blendo Costa de Oliveira (CRO-AP-524) e Ricardo André Alves (CRO-AP-178) produziram e doaram 200 protetores faciais, do tipo Face Shields, para profissionais da saúde indígena, no Amapá e norte do Pará, a fim de minimizar a exposição ao novo coronavírus. As doações foram direcionadas aos profissionais em atendimento nas aldeias, Casas de Saúde Indígenas e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Segundo o Cirurgião-Dentista Ricardo, a ideia do projeto surgiu ao assistir um vídeo na internet de uma professora da Universidade de São Paulo (USP). “A partir daí, apresentei a proposta ao coordenador dos Cirurgiões-Dentistas do DSEI, Blendo, que de imediato aceitou conduzir o trabalho voluntário. O objetivo inicial era produzir um modelo que fosse de uso fácil para todos. Somamos a ideia original, da tiara com ilhós para prender a folha de acetato, com o modelo de tiara da lupa usada na Odontologia”, explicou.  

O projeto contou com o apoio da Coordenação geral do DSEI, que cedeu o uso do laboratório para fabricação dos protetores faciais. Além da doação do material por parte do Palácio dos Esportes e do Supermercado Sorriso. “Com o comércio fechado, em decorrência da COVID-19, parte da produção foi improvisada com material reciclável. “Utilizamos a parte transparente de pastas escolares e capas de apostilas, fixamos com fita adesiva na tiara da lupa; tudo muito simples de montar. A nossa meta é doar protetores faciais para os demais profissionais da saúde que estão na linha de frente da Região Norte”, afirmou Blendo.

No âmbito da saúde, foram beneficiados Cirurgiões-Dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, agentes de endemias, auxiliares em saúde bucal, farmacêuticos, agentes indígenas de saúde, agentes indígenas de saneamento. Além de motoristas e outros profissionais que atuam no DSEI do Amapá e norte do Pará.

Sobre o Distrito Sanitário Especial Indígena:

O DSEI é o órgão subordinado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, (Decreto nº 7.530/2011). Ao Distrito compete coordenar, supervisionar e executar as atividades do Subsistema de Saúde Indígena do Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Lei nº 9.836/1999, nas respectivas áreas de atuação. O DSEI Amapá e norte do Pará tem em sua área de abrangência uma população de 13.033 indígenas distribuídos em 144 aldeias.

Por Camila Melo, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br

Fotos: acervo pessoal Blendo Costa de Oliveira e Ricardo André Alves