CFO pede na justiça suspensão de curso de graduação

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), preocupado com a qualidade da formação profissional do Cirurgião-Dentista, protocolou hoje, 19 de julho, ação judicial com pedido liminar, requerendo a suspensão do curso de Odontologia ofertado pela Faculdade CET no Piauí, que vem anunciado curso em sistema modulado, onde o aluno estuda em apenas uma semana de cada mês.

O objetivo da medida é impedir a oferta de cursos que possam prejudicar a qualidade do ensino. Compete ao Conselho Federal de Odontologia, supervisionar o exercício da Odontologia em todo o país, o que inclui, por decorrência lógica, acompanhar o processo de formação dos profissionais, a fim de preservar o desempenho eficaz da profissão.

A faculdade ofertava o curso como sistema modulado de ensino: o aluno estuda apenas uma semana por mês e conclui o curso nos mesmos 5 (cinco) anos exigidos daqueles sujeitos aos métodos regulares de ensino, os quais estudam de 5 a 6 dias por semana; o estudo no “sistema modulado” se dá apenas de quinta-feira a Domingo; e o aluno tem a oportunidade de se matricular em qualquer mês do ano. O método está sendo usado pela faculdade para os cursos de graduação em Odontologia, Direito, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina e no curso tecnológico de Pilotagem de Aeronaves.

Na visão do Presidente do CFO, Juliano do Vale, propagar e vender carga horária baixa não é vantagem para o ensino Odontológico brasileiro. “É nosso dever fiscalizar o exercício profissional da Classe Odontológica, entendemos ainda, sobre a relevância de acompanhar todo o processo de formação profissional, podendo comprometer a qualidade da formação dos profissionais da Odontologia, gerando risco de prejuízo da qualidade dos serviços prestados à população”, afirma.

Histórico de luta pela qualidade de ensino

Lutando firmemente contra a modalidade EaD e abertura de novos cursos em Odontologia desde 2017, o CFO reforça seu posicionamento contra sendo, inclusive, o primeiro Conselho a se manifestar contra a EaD para cursos de Saúde no Ensino Superior.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br