CFO participou do 1º Congresso de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais do RS

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou da programação científica do 1º Congresso de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais do Rio Grande do Sul (1°COPERGS), realizado online, nos dias 22 e 23 de outubro, pelo CRO-RS. A parceria do CFO com os Conselhos Regionais está entre as prioridades de gestão para contribuir com a qualidade do ensino, a capacitação e a atualização dos profissionais de Odontologia. O olhar, cada vez mais inclusivo e em unidade do Sistema Conselhos, evidencia a assistência em saúde bucal de excelência à população.

Segundo o Presidente do CRO-RS, Nelson Erguia, o debate esteve voltado para buscar redução das barreiras em acessibilidade aos serviços odontológicos pelos pacientes, promovendo o conhecimento e a integração dos profissionais e estudantes com o universo de conquistas e de êxito na realização do acolhimento aos PNEs: “O 1°COPERGS, congresso inédito organizado pela comissão do CRO/RS, é um evento que trouxe um olhar mais aprofundado sobre a especialidade OPNE e debate seus desafios perante a Odontologia e sociedade. Agradeço a parceria de todos os envolvidos”.

O Tesoureiro do CFO, Luiz Evaristo Volpato, que atua na área de pacientes especiais há mais de 20 anos, conduziu a palestra ‘Manejo da cárie em pacientes com necessidades especiais’. “Essa parcela da população de pessoas com necessidades especiais está mais vulnerável ao desenvolvimento da doença cárie, que representa o principal problema de saúde bucal do Brasil e do mundo. Por isso, as orientações foram voltadas aos cuidados específicos para melhor compreensão, dentro da filosofia de mínima intervenção, prevenção e promoção de saúde, considerando a individualidade de cada paciente, conforme sua condição física e mental, coordenação motora, alterações sistêmicas, uso de medicamentos, dentre outros fatores que podem interferir no desenvolvimento da cárie”, explicou.

A Coordenadora do 1º COPERGS, Márcia Cançado, destacou que toda a temática foi pensada para estimular a ascensão odontológica nesta área de atuação voltada aos pacientes com necessidades especiais: “O evento foi estruturado com bases teóricas suficientes e experiências clínicas motivadoras que proporcionaram conhecimento, destreza, humanidade, autoconfiança e compreensão da complexidade humana”.

Sobre o 1º COPERGS
Nomes expressivos da especialidade odontológica na América Latina se conectaram com cerca de dois mil participantes, entre Cirurgiões-Dentistas, pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Odontologia. Palestrantes do Peru, Uruguai e Paraguai fizeram parte da programação científica. Além disso, o evento também prestigiou os melhores trabalhos acadêmicos apresentados, CLIQUE AQUI e confira.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br