CFO participa de lançamento do Manual de Odontologia Hospitalar do CRO-TO

O Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, participou nessa segunda-feira, dia 16 de novembro, de lançamento do “Manual de Odontologia Hospitalar”, elaborado pela Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-TO. O documento tem como objetivo melhor orientar e esclarecer de forma prática a atuação do Cirurgião-Dentista em ambiente hospitalar, promovendo assim, saúde bucal de maneira cada vez mais ampla.

Segundo o Presidente do CFO, Juliano do Vale, o documento é de extrema relevância para a categoria. “O manual orienta o trabalho criterioso e de competência técnica para que, cada vez mais, possam agregar informações importantes para todos os profissionais, considerando o reconhecimento da Odontologia Hospitalar no estado”, afirmou.

Para o Presidente do CRO-TO, Rafael Marra, o manual tem por finalidade contribuir, com maior amplitude, no cuidado ao paciente hospitalizado enquanto equipe multiprofissional. “O manual evidencia informações essenciais acerca dos cuidados bucais, que impactam na evolução e na resposta de condições sistêmicas do paciente hospitalizado. Neste lançamento, firmamos o compromisso de contribuir para que todos tenham acesso à saúde plena em todos os níveis de atendimento, salientado que a saúde bucal é de suma importância para o bem-estar físico, mental e social do ser humano”, destacou.

O Presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-TO, Frederico Eugenio, ressalta que a elaboração do manual foi extremamente satisfatória, considerando o panorama geral da atuação do Cirurgião-Dentista em ambiente hospitalar. “Esse documento estabelece novos parâmetros na implementação de serviços e material de apoio para instituições de ensino na soma de conhecimentos à categoria”, concluiu.

Presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (SICIDETO), Ricardo Camolesi, parabenizou a comissão pela elaboração do Manual de Odontologia Hospitalar. “Os cuidados odontológicos em pacientes hospitalizados são de grande valor, contribui na prevenção de agravos, diminuindo a incidência de infecções respiratórias, e na diminuição da mortalidade”, explica.

O manual foi lançado com o apoio institucional do CFO; do Presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (SICIDETO), Ricardo Camolesi, que também é Coordenador da Comissão de Saúde Suplementar do CFO; do Presidente da Associação Brasileira de Odontologia do Tocantins (ABO-TO), Frederico Guedes Valadares e da Associação Brasileira de Odontologia Hospitalar do Tocantins (ABRAOH-TO).

Clique aqui e confira o Manual de Odontologia Hospitalar

Por Camila Melo, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br