55ª Reunião ABENO: CFO fortalece defesa pela qualidade do ensino odontológico no cenário de pandemia

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou da 55ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), que ocorreu de 11 a 13 de novembro com o tema: Caminhos para uma aprendizagem significativa. Pela primeira vez na modalidade online, a reunião evidenciou os anseios e as soluções do ensino odontológico frente à pandemia mundial. Representantes do ensino odontológico da Europa, América do Norte, Ásia e América do Sul compartilharam as experiências vivenciadas no atual cenário.

O Tesoureiro do CFO, Luiz Evaristo Volpato, destacou a relevância da 55ª Reunião Anual no atual momento pandêmico. Para ele, 2020 vai ficar marcado na história como um ano de grandes desafios, inclusive no ensino em Odontologia. “Nesse período, tanto a atividade odontológica clínica, quanto a área de ensino e pesquisa, foram bastante impactados. Foi necessário um esforço para nos reinventarmos. Nesse processo, o CFO e a Abeno foram proativas no desenvolvimento de normativas especificas como forma de inovação na assistência clínica e no próprio ensino odontológico. Vencer as dificuldades do momento é prioritário para a valorização contínua da odontologia nacional”, afirmou.

Segundo Maria Celeste Morita, que integra a Comissão de Educação da Autarquia, o próprio formato online da Reunião Anual expandiu a participação de profissionais ligados à educação odontológica. “Apesar das barreiras, estamos conseguindo nos fazer presentes na vida do estudante de odontologia. Compreender como cada país está enfrentando os desafios neste momento é imprescindível. O fato do CFO estar alinhado nesse processo de ‘reaprendizagem’ é enriquecedor para a formação do futuro profissional”, completou.

A reunião mobilizou 14 encontros paralelos, quatro oficinas, seis conferências, um painel com as associações de ensino odontológico de quatro continentes (Europa, América do Norte, Ásia e América do Sul). Além de contar com a presença da Federação Internacional de professores de Odontologia e de associações de educação e pesquisa odontológica. No total, 250 trabalhos foram apresentados por estudantes e docentes. Aproximadamente 400 lideranças, dirigentes, estudantes e Cirurgiões-Dentistas participaram das discussões.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br