CFO lança comemoração aos seus 60 anos na abertura do espaço Arena no Congresso Internacional de Odontologia

Programação do aniversário do Conselho se estenderá até outubro, nas comemorações do mês do cirurgião dentista

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) realizou, na manhã desta quarta-feira (24), o lançamento oficial das comemorações aos 60 anos de sua fundação, marco importante para a regulamentação da Odontologia e da profissão dos cirurgiões-dentistas no país. As atividades foram anunciadas durante a abertura do espaço Arena CFO, no estande do Conselho dentro do 41º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP). A programação comemorativa se estenderá até outubro, mês do cirurgião dentista.

“Em 2024, o CFO está completando 60 anos, um período que consolidou a Odontologia brasileira como uma das melhores do mundo, e nós escolhemos o 41º CIOSP para começar a celebrar junto com os cirurgiões-dentistas e cirurgiãs-dentistas de todo país. Este congresso é uma vitrine panorâmica da Odontologia no Brasil e no mundo”, destacou o presidente do CFO, Juliano do Vale.

Como parte da programação, estão previstos diversos eventos, entre eles congressos científicos, a serem realizados nos próximos 12 meses. As comemorações incluem ainda o lançamento da Caravana 60 anos, que vai percorrer as cinco regiões do país com o objetivo de promover a aproximação entre a classe e o conselho. A iniciativa vai envolver os conselhos regionais em uma grande ação para levar informação e esclarecimentos aos cirurgiões-dentistas.

Durante o Ciosp, Juliano fez um balanço das principais ações do Conselho ao longo do tempo. Entre elas estão, por exemplo, a mudança da sede do Rio de Janeiro para Brasília, interiorizando e democratizando as decisões; modernização de todas as atividades administrativas dos Conselhos através da implantação de diversas tecnologias, como o atendimento virtual e as eleições online; a identidade digital gratuita e, em breve, o certificado digital também gratuito a todos.

Também como parte da atuação do CFO, estão a criação da especialidade em Harmonização Orofacial, que ampliou e transformou o mercado de trabalho odontológico, o reconhecimento da Odontologia Hospitalar como especialidade, que veio na esteira da maior crise da pandemia. Além disso, houve o fortalecimento dos Conselhos Regionais, com maior repasse de recursos para garantir a autonomia da gestão e a eficiência da fiscalização.

Fundação

O CFO foi oficialmente criado em 14 de abril de 1964, com a aprovação da lei federal. A legislação nasceu como resposta a um movimento na Odontologia brasileira, no início da década de 60, que teve como meta a criação dos Conselhos de Odontologia. Pela nova Lei, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia, constituídos em seu conjunto em uma Autarquia, sendo cada um deles “dotado de personalidade jurídica e de direito público, com autonomia administrativa e financeira e com a finalidade de supervisionar a ética profissional em toda a República, cabendo-lhes zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente.”

CFO no 41º Ciosp

Durante o 41º Ciosp, o Conselho Federal de Odontologia participa com um espaço de 812 m² para atendimento a cirurgiões-dentistas, auxiliares, técnicos, acadêmicos e população interessada. No local, será possível, por exemplo, fazer a identidade digital dos profissionais de odontologia, a CFO ID.

Além da Arena CFO, o estande contará com um estúdio totalmente equipado para a produção do podcast CFO Esclarece, onde serão realizadas entrevistas sobre os principais temas abordados durante o evento, como a internacionalização da odontologia brasileira, os riscos para a profissão com a proposta de formação EAD, entre outros.

No estande, durante os quatro dias do evento, estarão ocorrendo também reuniões dos plenários dos conselhos regionais de odontologia