Conselho iniciou as celebrações de seus 60 anos e deu início à nova etapa de mobilização contra a proposta de EAD na Odontologia
O Conselho Federal de Odontologia fechou o 41º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp) com uma ampla programação que incluiu o lançamento da campanha de comemoração aos seus 60 anos de fundação e o início de uma nova etapa da mobilização contra a proposta de criação de cursos de educação à distância (EAD) na Odontologia. Além disso, nos quatro dias do evento, o CFO foi responsável pela realização de um total de 24 palestras sobre temas importantes para os cirurgiões-dentistas de todo país.
“O CFO finaliza esse Congresso, mais uma vez, revigorado para trabalhar durante todo o ano em prol da Odontologia. Principalmente no ano em que completamos 60 anos, com o projeto de internacionalização da Odontologia. Aqui nós unimos as nossas forças em busca de uma melhor Odontologia para toda a sociedade brasileira. Venham e participem também do Conselho Federal de Odontologia e participem principalmente da edição de 2025 do Ciosp. Um abraço a todos e até o ano que vem!”, disse Juliano do Vale, presidente do CFO.
No primeiro dia do Congresso, na abertura da Arena CFO, Juliano do Vale deu início oficialmente às atividades das comemorações ao 60º aniversário do Conselho. Entre as atividades e realizações programadas, estão previstos o Fórum Nacional em Defesa do Piso Salarial, a regulamentação da Odontologia Hospitalar, o Exame Nacional de Proficiência, a Nova Versão da Prescrição Eletrônica, o Prêmio Nacional de Monografias, o Prêmio Nacional de Jornalismo, o Fórum Nacional de Especialidades, Congresso Nacional de Gestão e o lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia.
As comemorações incluem ainda o lançamento da Caravana 60 anos, que vai percorrer as cinco regiões do país com o objetivo de promover a aproximação entre a classe e o conselho. A iniciativa vai envolver os conselhos regionais em uma grande ação para levar informação e esclarecimentos aos cirurgiões-dentistas.
Internacionalização
Ainda como parte das ações comemorativas aos 60 anos, o CFO anunciou uma campanha de internacionalização da odontologia que vai promover a exportação de serviços de cirurgiões-dentistas brasileiros para diversos países, como Estados Unidos da América, China e o Reino Unido. Além disso, a iniciativa vai incentivar o turismo internacional para que estrangeiros realizem tratamentos no país e estimular que dentistas de outras nacionalidades venham fazer cursos de especialização no Brasil. A iniciativa também vai priorizar inicialmente Canadá, Emirados Árabes Unidos e demais países da Europa e América Latina.
“A Odontologia brasileira é reconhecida internacionalmente, mas ainda temos entraves burocráticos para que a atuação dos profissionais do nosso país seja oficialmente aceita fora das nossas fronteiras. Atualmente, no âmbito profissional, já podemos atuar em Portugal e no âmbito acadêmico temos um termo de cooperação com o Peru, mas queremos avançar muito mais, pois temos mão de obra suficiente e capacitada para, por um lado oferecer profissionais brasileiros qualificados e, por outro, receber colegas de outros países para se especializarem oficialmente no nosso país”, explica Juliano do Vale, presidente do CFO.
Não ao EAD
Durante o Ciosp, o CFO lançou um movimento contra a educação à distância na odontologia. Para isso, foi iniciado um abaixo-assinado digital que está disponível no site oficial do conselho (https://website.cfo.org.br/). Ao final, o documento será entregue ao MEC para reforçar e demonstrar a rejeição da sociedade à proposta.
A proposta do EAD na odontologia tramita no Ministério da Educação (MEC) desde 2022 e vem sendo criticada pelas entidades representativas dos cirurgiões-dentistas por colocar em risco a qualidade da formação dos profissionais e do atendimento aos cidadãos. O tema foi debatido no estande do CFO no Ciosp, por meio de palestra dos cirurgiões-dentistas Camillo Anauate Netto e Vania Fontanella.
CFO ID
Mais de 15 mil CFO IDs foram emitidos durante os quatro dias de evento. A versão digital da identidade profissional da Odontologia para Cirurgiões-Dentistas e Técnicos e Auxiliares em Odontologia é gratuita, possui uma série de vantagens sobre a versão impressa e já está disponível para adesão imediata em todo o Brasil.
O CFO ID futuramente se transformará em um grande aplicativo de serviços, oferecendo benefícios para todos os inscritos.
Palestras na Arena CFO
Ao longo dos quatro dias, a Arena CFO recebeu uma série de palestrantes renomados, como a Dra. Ana Estela Haddad, que falou sobre a Saúde Digital no SUS, seguida pelo Dr. Leonardo Marconi (CRO/PB), Dr. Eduardo Vasconcelos (CRO/PE) e Dr. Outair Bastazini (CRO/RJ), que abordaram o Piso Salarial da Odontologia. O tema EAD na Odontologia e o panorama atual do Ensino de Graduação e Pós-Graduação foi discutido pelo Dr. Camilo Anauete Netto e pela Dra. Vania Fontanella. Por fim, o Dr. Markceller Bressan versou sobre a Ética e Odontologia e a Academia Brasileira de Odontologia, representada pela Dra. Liana Lima Pinheiro, Dr. Sérgio Botta e Dra. Taísa Maia, trouxe para discussão os Desafios para o uso da Inteligência Artificial no ensino odontológico.
Na quinta-feira, segundo dia de realização do Ciosp, a Arena recebeu os especialistas Maria Aparecida Machado, Cássia Garbelini e Evaristo Volpato que falaram sobre Odontopediatria abordando a técnica de mão sobre a boca; Tauan Rosa abordou a fotopolimerização dentro da Dentística; cirurgião-dentista Keller De Martini falou sobre a Odontologia Hospitalar e os especialistas Felipe Araújo, Neide Pena Coto, Gisele Maffei e Guto Ferreira discorreram sobre a Odontologia do Esporte. Na sequência, Henrique Nakamá ministrou palestra sobre Odontologia Digital e o presidente da SBTI (Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia), Tarley Barros, fechou as atividades do dia com o tema da Harmonização Orofacial.
No terceiro dia, a Arena CFO recebeu diversas palestras para debater temas importantes, incluindo questões voltadas à comunicação ética dos cirurgiões-dentistas. Luiz Rodolfo e Renata Caruso discorreram sobre Redes Sociais enquanto Mariana Pantano abordou o tema “Além dos Likes nas Mídias Sociais”. Bianca Zambiasi discorreu sobre Ética na Odontologia, Maurício Querido falou sobre Consultórios Compartilhados e Rita Silva trouxe novidades sobre a Reforma Tributária. A programação contou ainda com as palestras “Planeje sua Carreira”, ministrada por Evaristo Volpato, Vivien Aucar e Maura Feliciano de Araújo, e “Sucesso na gestão odontológica”, de Eduardo Gonçalves Mota.
Para fechar a programação da Arena, no sábado, foram realizadas as palestras “Processos éticos em alta”, ministrada por Rafaela Garmes e Ana Carolina Nogueira; “Novos caminhos na Odontologia”, de Tony Carreon; “Fiscalização”, de Elisio Silva Lucas e Rodrigo Couto; além de “Profissões Auxiliares”, sob responsabilidade da ENAT, Anato e APDESP BR.
CFO no Ciosp
Em 2024, O Conselho Federal de Odontologia completa 60 anos de dedicação na supervisão da ética odontológica no Brasil, zelando pela qualidade do exercício da profissão de cirurgião-dentista. O CFO participou do 41º CIOSP com um estande de 812 m² para atendimento a cirurgiões-dentistas, auxiliares, técnicos, acadêmicos e população interessada. No local, foi possível, por exemplo, fazer a identidade digital dos profissionais de odontologia, a CFO ID.
Além da Arena CFO, o estande contou com um estúdio totalmente equipado para a produção do podcast CFO Esclarece, onde foram realizadas entrevistas sobre os principais temas abordados durante o evento, como a internacionalização da odontologia brasileira, os riscos para a profissão com a proposta de formação EAD, entre outros. No estande, durante os quatro dias do evento, ocorreram também reuniões dos plenários dos conselhos regionais de odontologia.