CFO destaca preceitos éticos da Harmonização Orofacial em Meetings de HOF nos estados de Tocantins, Piauí e Bahia; próximo encontro será em Natal (RN)

Com o objetivo de reforçar a importância da ética e da legislação na Harmonização Orofacial, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou dos Meetings de HOF realizados em abril, maio e junho deste ano nos Conselhos Regionais de Odontologia dos estados do Tocantins, Piauí e Bahia. O próximo encontro vai acontecer no dia 22 de julho, no Conselho Regional do Rio Grande do Norte (CRO-RN), em Natal, capital do estado.

Gratuitos, os Meetings de HOF são organizados desde 2021 em parceria com a Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia (SBTI), com apoio do CFO e dos CROs. Os debates acerca da atuação ética e técnica-científica na Harmonização Orofacial buscam construir, em caráter permanente, novas formas de avançar no âmbito da HOF, conforme estabelece a legislação vigente regulamentada pelo CFO: a Resolução 198/2019, que reconhece a Harmonização Orofacial como especialidade Odontológica; e a Resolução 230/2020, que esclarece sobre a prática de procedimentos decorrentes da interpretação da regulamentação 198.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, o posicionamento dos Conselhos de Odontologia é de grande valia também para esclarecimento contínuo da sociedade sobre a competência profissional nessa área de atuação. “A Harmonização Orofacial é uma conquista para a Odontologia, agora precisamos expandir as informações essenciais aos pacientes que buscam este tratamento, valorizando assim os profissionais que a exercem, identificando os critérios de atuação à população. Com isso, é possível promover serviços odontológicos de excelência”, afirmou.

Durante os Meetings, o Secretário-Geral do CFO, Claudio Miyake, conduziu a palestra intitulada “Ética e Legislação em HOF”, a fim de fortalecer os preceitos éticos da especialidade odontológica e da Odontologia. “A HOF é uma conquista para a Odontologia. Expandir as informações em eventos como esse é valorizar os pacientes que buscam esse tipo de tratamento com segurança”.

Em Palmas, Tocantins, o encontro foi realizado nos dias 28 e 29 de abril, contando com a participação de mais de 90 estudantes e recém-formados. O Presidente do CRO-TO, Weslley Rodrigues, reforçou os cuidados da Harmonização Orofacial e reconheceu a importância de notáveis palestrantes no evento. “Acreditamos na inovação e na ciência. Por isso, esse evento foi propício para estudantes e recém-formados, que tiveram oportunidade de conhecer a área de HOF aliada a uma experiência humanizada proporcionada pelos palestrantes”, explicou.

Em Teresina, Piauí, o Meeting de Harmonização Orofacial foi realizado nos dias 20 e 21 de maio e contou com a participação de 380 participantes entre estudantes, recém-formados e profissionais. O Presidente do CRO-PI, Fausto Ferreira, agradeceu a participação de todos e comemorou o sucesso do evento. “Superou todas as nossas expectativas. Foram mais de 500 inscrições com uma programação que reuniu os melhores nomes da Harmonização Orofacial do Estado. Foram dias de conhecimento intenso tanto para estudantes como profissionais, levantando questões importantes da Odontologia”, destacou.

Já em Salvador, Bahia, o encontro foi realizado nos dias 3 e 4 de junho, com participação de cerca de 100 participantes entre estudantes, recém-formados e profissionais. Para o Presidente do CRO-BA, Marcel Arriaga, o Meeting é muito interessante porque permite a discussão da ética profissional específica com um grupo que, atualmente, está dentro de um contexto com o maior número de infrações éticas, que é o caso da HOF, justamente por ser uma especialidade nova. “Esse tipo de evento ajuda a balizar as condutas éticas que esses profissionais precisam ter. Foi uma boa oportunidade, porque nós tivemos uma excelente exposição sobre a ética profissional dentro deste contexto e também uma excelente aula sobre legislação, reunindo os profissionais desta especialidade, podendo discutir, sobretudo, o grande objeto do Conselho, que é a ética profissional”, avaliou.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br