Ministério da Saúde e OPAS/OMS Brasil abrem inscrições para “Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) para a Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente”

Em parceria com a OPAS Brasil (Organização Pan-Americana da Saúde), o Ministério da Saúde abriu edital de chamamento público para inscrição de experiência no “Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) para a Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente” até o dia 31 de julho.

O Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) é uma ferramenta utilizada pela OPAS/OMS Brasil desde 2008, para identificar, sistematizar e divulgar inovação e boas práticas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) que acontecem no país. Tem por objetivo dar visibilidade a iniciativas de âmbito local, para que estas possam ser reproduzidas em outros lugares, melhorando o desempenho do SUS, por meio de pesquisas e recomendações baseadas em evidências, mediante estudos de casos com resultados positivos. O LIS já abordou diversos temas, entretanto, essa é a primeira vez que a temática será voltada à saúde bucal.

Para a edição de 2022, a proposta foi feita pelo Ministério da Saúde e prontamente aceita pela OPAS/OMS Brasil, que vê na Política Nacional de Saúde Bucal um modelo para ser divulgado a outros países das Américas e do mundo. Cirurgiões-Dentistas interessados em participar do edital do LIS podem escolher entre três temáticas: Teleodontologia, Odontologia Hospitalar e Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs).

O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, reforça que a internacionalização da Odontologia Brasileira já faz parte da estratégia da atual gestão do CFO. “Poder levar as experiências do Cirurgião-Dentista que atua no setor público para outros países é uma meta muito importante para nós, do Conselho”. Uma das mais recentes iniciativas de internacionalização promovida pelo CFO foi o Encontro Latino-Americano de Odontologia, realizado no último mês de junho. “Fizemos, inclusive, um pré-acordo inicial com todas as entidades de classe para, junto com o poder público de cada país correspondente, tentar valorizar e aumentar as políticas públicas em saúde bucal. Esse é o principal motivo dessa internacionalização. É tornar a Odontologia efetivamente como política de saúde pública nos demais países”, pontuou o presidente do CFO.

O coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Wellington Carvalho, explica a importância da Classe Odontológica em participar com relatos de experiência no Laboratório de Inovação em Saúde (LIS). “Acreditamos muito na construção de conhecimento de forma ascendente, ou seja, no conhecimento que é produzido a partir da prática dos profissionais. Por isso, antes de propor diretrizes e normativas nacionais, queremos conhecer mais de experiências práticas que os Cirurgiões-Dentistas realizam no atendimento direto à nossa população, saber como elas funcionam e como podemos aproveitar essa expertise e ampliar para todo o país. A partir dessas informações, será possível melhorar a nossa política nacional para todos e ainda podem servir de modelo inspirar iniciativas em outros países”, destacou.

Coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS Brasil, Roberto Tapia ressaltou a importância da escolha dos três focos de atuação essenciais para o acesso à saúde universal contidas no edital de chamamento, a Teleodontologia, a Odontologia Hospitalar e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). “Sabemos que as condições de saúde bucal são essenciais para o estado geral de saúde das pessoas e que também podem influenciar no agravamento de outras condições em pacientes internados em UTI. A Teleodontologia se expandiu exponencialmente nos últimos dois anos e os Centros de Especialidades também foram fortalecidos para melhorar a rede de atenção em áreas mais complexas da saúde bucal. Com o Laboratório de Inovação, observaremos mais de perto as iniciativas desenvolvidas no SUS nessas áreas, em todo o país, e contribuiremos para o aprimoramento das políticas com os resultados e experiências que encontrarmos”, concluiu.

As inscrições podem ser feitas até 31 de julho pelo link: http://apsredes.org/saudebucal/

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br