Cirurgião-Dentista brasileiro recebe título de Doutor Honoris Causa na Finlândia

fop.unicamp

O professor e Cirurgião-Dentista, Ricardo Della Coletta, recebeu o título de Doutor Honoris Causa no último mês de junho, concedido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Helsinque, na Finlândia. Docente e pesquisador do Departamento de Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, Della Coletta foi o único representante da América Latina a receber a honraria e o primeiro brasileiro ao longo de todas as 15 edições que já foram realizadas na instituição, uma das mais importantes em ensino e pesquisa da Europa.

A escolha do nome do Cirurgião-Dentista para receber a honraria se deu principalmente pela colaboração, nos últimos dez anos, com pesquisadores finlandeses no desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa, sendo coautor de vários artigos citados em importantes revistas científicas, e pelo trabalho desenvolvido na área de biologia do câncer oral, particularmente, relacionado ao contexto genético e molecular do câncer oral, sua progressão e o prognóstico do paciente.

Para o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, o título representa o reconhecimento do trabalho de Della Coletta frente à pesquisa, e principalmente, a valorização da Classe Odontológica Brasileira. “É muito gratificante vermos profissionais do mais alto nível no Brasil contribuindo para uma Odontologia de excelência, capaz de transformar e salvar vidas”, destacou.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br