“Medidas essenciais de prevenção e biossegurança podem garantir atendimento odontológico seguro”, afirma presidente do CFO

Em entrevista ao jornal Jovem Pan News, o Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, destacou a importância das medidas essenciais de prevenção e biossegurança em ambientes odontológicos para combater a COVID-19. Desde o início da pandemia, o CFO divulgou recomendações específicas para garantir maior segurança nos procedimentos odontológicos, considerando os cuidados no ambiente clínico, pelo Cirurgião-Dentista, pela equipe auxiliar e pelos pacientes.

Na reportagem, Juliano do Vale, ressalta que o risco de contágio da COVID-19 nos consultórios odontológicos é praticamente o mesmo de qualquer outro ambiente que presta serviços de saúde. “O risco de contaminação dos consultórios odontológicos pode ser minimizado ou até mesmo eliminado, se forem adotadas todas as recomendações que envolvem métodos de desinfecção e esterilização de equipamentos, instrumentais e materiais odontológicos e o uso adequado de equipamentos de proteção individual. Além disso, é importante ratificar que o Cirurgião-Dentista e a equipe técnica possuem preparo profissional para lidar com ambientes de alto risco biológico”, explicou.

Em respeito à saúde dos profissionais da Odontologia e da população, no início da pandemia o CFO solicitou ao Ministério da Saúde a suspensão do atendimento eletivo na rede pública de saúde, que não seja comprovadamente de urgência e emergência, em âmbito nacional. E, aos estabelecimentos privados de saúde, a solicitação do CFO ao Ministério da Saúde foi voltada para observação do máximo rigor em biossegurança odontológica, com os protocolos de prevenção, desinfecção e limpeza dos ambientes, instrumentos e equipamentos, bem como das demais recomendações inerentes ao cuidado relacionado à transmissão do vírus. As recomendações do CFO somam às decisões dos estados, DF, municípios e União, responsáveis pela regulamentação do atendimento em âmbito local, no combate à COVID-19.

O CFO intensifica a importância dos cuidados a serem adotados no ambiente odontológico que vai desde a recepção clínica até o pós-atendimento. Todas as recomendações do CFO estão disponíveis nos canais de comunicação da Autarquia, divulgados por meio da campanha “Essa luta é nossa | Odontologia Contra o Coronavírus”. Para acessar as medidas protetivas de saúde CLIQUE AQUI.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br