Transparência na Gestão: CFO compila dados da atividade fiscalizatória realizada nos estado

Em continuidade ao trabalho desenvolvido, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) iniciou, em reunião no dia 18 de fevereiro, em Brasília/DF, a compilação dos dados apresentados pelos Conselhos Regionais para o Relatório Anual de Fiscalização do Sistema Conselhos. Os dados correspondem à atividade fiscalizatória realizada nos estados em defesa da ética profissional e do adequado exercício da Odontologia em todo o país. O trabalho é conduzido pela Comissão Especial de Projetos, Parcerias e Convênios do Sistema CFO/CROs.

Segundo o Coordenador da pasta, Élio Silva Lucas, o trabalho é conduzido para validar a análise evolutiva da atividade finalística do Sistema Conselhos, seguindo o cronograma firmado inicialmente. “A proposta do CFO é, para além da prestação de contas à categoria e à sociedade, demonstrar as principais ações e estratégias adotadas no último ano, como comparativo de aplicabilidade das novas diretrizes estabelecidas além das alterações necessários devido à pandemia da COVID-19”, afirmou.

Para a Subcoordenadora-Geral das Comissões, a Conselheira Tessa Botelho, o diagnóstico nacional considera o atual panorama para melhoria contínua. “O objetivo é potencializar a padronização de rotinas e procedimentos, além, é claro, das adequações ocorridas na atividade fiscalizatória durante a pandemia. Esses dados serão utilizados tanto no Relatório Anual de Fiscalização quanto no Relatório de Gestão do CFO (2018-2021), considerando as exigências do Tribunal de Contas da União”, esclareceu.

A reunião também contou com o trabalho dos membros da Comissão Raimundo Nazareno de Souza Ávila e Roberto de Sousa Pires; de apoio do Superintendente do CRO-ES, Nixon Nascimento de Oliveira e da Assessoria Técnica, representada pelo advogado do CRO-TO, José Jackson Pacini Leal Júnior e pela equipe do Conselho Federal de Odontologia – Secretaria das Comissões e Setor Jurídico.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br