Solidariedade de Cirurgião-Dentista mobiliza doação de três mil protetores faciais contra a COVID-19 em Fortaleza/CE

Sensibilizado com o trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde na linha de frente contra a COVID-19, em Fortaleza/CE, o Cirurgião-Dentista, Marcílio Rodrigues Pinto (CRO-CE-2782), produziu e doou três mil protetores faciais aos profissionais em atendimento na rede pública de saúde no estado. O trabalho, realizado junto com o primo, contribui para a prevenção e o controle do vírus no ambiente hospitalar e nas unidades de saúde do estado.

Segundo o Cirurgião-Dentista, a ideia surgiu a partir de uma conversa com a sobrinha que é médica no Programa “Médicos Pelo Brasil”, no Sistema Único de Saúde. “O relato das dificuldades de atendimento realizado aos pacientes foi o ponto de partida para esse trabalho, há cerca de duas semanas. Com recursos próprios, começamos a produção e planilhamos os pedidos e entregas, por unidade de saúde e profissional responsável pela demanda. São encomendas de 300 protetores faciais por dia”, explicou.

Diante do comércio fechado pela própria quarentena do novo Coronavírus (COVID-19), a produção dos protetores faciais chegou a enfrentar dificuldades por falta de material – acetato e EVA (espécie de borracha), de acordo com o Cirurgião-Dentista. No entanto, a ajuda de médicos e outros profissionais da saúde logo supriu a falta desse material. “A união e o agradecimento emocionado de muitos profissionais de saúde neste momento de crise de saúde pública não tem preço. É algo que conforta nossos corações e nos motiva a continuar”, relatou.

Até o momento, foram contemplados com os protetores faciais profissionais da rede pública de saúde em hospitais e unidades de saúde do estado. Os equipamentos contribuem efetivamente para prevenção e controle do contágio no atendimento prestado aos pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação da Covid-19.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br