Sistema Conselhos presta homenagem aos Técnicos em Prótese Dentária

Neste 5 de novembro, Dia dos Técnicos em Prótese Dentária, o Sistema Conselhos de Odontologia presta homenagem aos 23.527 mil profissionais com inscrição ativa no Brasil. A homenagem também se estende aos 6.541 Auxiliares em Prótese Dentária. Para o CFO, esses profissionais são essenciais para a assistência odontológica de excelência, no trabalho de reabilitação bucal, no âmbito da mastigação, estética e fonética.

A profissão foi criada pela Lei 6.710/1979 e regulamentada pelo Decreto Lei 87.689/82 e, desde então, integra a Odontologia nacional. Esses profissionais atuam de forma especializada na confecção de próteses em diversas áreas odontológicas, com amplo conhecimento e visão técnica detalhista no que compete à função e à estética.

A valorização desses profissionais sempre foi prioritária para o bom conceito da Odontologia. Neste cenário pandêmico, o CFO lançou o Manual de Biossegurança e Desinfecção de Materiais de Moldagem e Moldes para Profissionais de Prótese Dentária. O documento foi elaborado em conjunto com o Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO) e do International Team for Implantology (ITI). O Manual tem como foco aperfeiçoar os fluxos de trabalho protético voltado para a biossegurança e os riscos biológicos que envolvem o manejo de Cirurgiões-Dentistas, Técnicos em Prótese Dentária, pacientes e, principalmente, na relação clínica/laboratorial.

Além desse documento direcionado, o CFO também produziu protocolos específicos que integram cuidados com a saúde dos técnicos e Auxiliares em Prótese Dentária, bem como dos pacientes que precisam desse serviço de reabilitação bucal. Esse material está disponível na campanha “Essa luta é nossa | Odontologia Contra o Coronavírus” (CLIQUE AQUI) e na campanha “Odontologia – Sempre bem protegida, para bem proteger” (CLIQUE AQUI).

Em nome do Sistema Conselhos, o Presidente do CFO, Juliano do Vale, parabeniza os Técnicos e Auxiliares em Prótese Dentária e reforça a importância desse trabalho para valorização da Odontologia, principalmente nesse momento de pandemia: “Nosso reconhecimento, respeito e admiração aos profissionais que contribuem diariamente na assistência odontológica, principalmente para evitar a infecção cruzada, que pode ser controlada em caráter permanente para que os riscos biológicos sejam reduzidos no contexto da biossegurança. Parabéns”.

Por Camila Melo, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br