O Sistema Conselhos de Odontologia inicia o segundo ano de divulgação da campanha “Sorrir Muda Tudo”, voltada para valorizar a Odontologia, com foco na importância do Cirurgião-Dentista e dos cuidados com a saúde bucal. O apoio institucional dos Conselhos de Odontologia foi originado em outubro de 2019, data de lançado da campanha da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO).
A conscientização social voltada aos cuidados com a saúde bucal ganhou força também neste cenário pandêmico. Esses cuidados podem prevenir doenças cardíacas, diabetes, doenças crônicas (hipertensão), câncer, depressão, entre outras doenças sistêmicas. A campanha nacional pretende reverter, como cultura de prevenção, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): “cerca de 60% da população não tem o hábito de frequentar consultório odontológico”.
O Presidente do CFO, Juliano do Vale, afirma que, neste segundo ano da campanha, todos os esforços estarão voltados para contribuir com a meta prevista de alcançar 10 milhões de pessoas em 2021 em ambiente virtual: “É possível transformar vidas por meio da informação e os Conselhos de Odontologia estão à disposição para fortalecer essa mobilização conjunta. É preciso conscientizar a população de que a saúde bucal faz parte e é fundamental à saúde integral e bem-estar da população. Valorizar a Odontologia é valorizar a vida”.
Segundo a ABIMO, a proposta é engajar, também, os estudantes de Odontologia com o conceito de que a saúde bucal faz parte da saúde geral, contribuindo assim para que a nova geração de cirurgiões-dentistas trabalhe mais próxima de outros profissionais de saúde. Muito além do virtual, as atividades almejam aproximar mais a população, por meio da promoção de palestras e corrida de rua, respeitando os cuidados sanitários de saúde.
CLIQUE AQUI, conheça e participe da campanha “Sorrir Muda Tudo”.
Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br