SIG Teleodontologia 2020: “nosso compromisso é com o avanço do exercício da Odontologia”, afirma Presidente do CFO

O Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, reafirmou, na Webinar SIG Teleodontologia 2020, o compromisso assumido pela atual gestão para ampliar a regulamentação do exercício da Odontologia (Resolução 226 e 228/2020). O avanço, segundo ele, é conduzido com cautela a fim de preservar a categoria de possível exploração econômica por parte de empresas e grandes grupos, bem como manter boa prestação de serviços odontológicos à população.

Juliano do Vale foi incisivo ao afirmar que a teleodontologia, utilizada com consciência, pode trazer resultados fantásticos em qualquer situação. “Sem sombra de dúvida, na prestação da assistência odontológica em si a teleodontologia pode mediar e facilitar o acesso, reduzir as consultas e diagnósticos, ou até mesmo permite que o Cirurgião-Dentista identifique o melhor momento para realizar a consulta presencial. Por isso, trabalho do CFO caminha de forma cautelosa, degrau por degrau, para garantir avanços assertivos sem interpretações equivocadas acerca da teleorientação e do telemonitoramento realizados nesse contexto”, explicou.

Para o Presidente do CFO, à expansão da teleconsulta em ambiente acadêmico também é algo perfeitamente possível, bem como a flexibilização desse modelo de atendimento no atendimento odontológico da rede pública de saúde. “Estamos conscientes da necessidade de regulamentar a teleodontologia em sua integridade. Para isso, precisamos aumentar a intensidade dos debates com outros representantes da Odontologia para que não haja prejuízos no histórico e na história da teleodontologia”, afirmou.

No caso da rede pública de saúde, que possui o contingente de 30% dos Cirurgiões-Dentistas com inscrição ativa no Brasil, a discussão requer consenso técnico que reflita em normatizações adequadas, por isso a importância da rede de colaboração nessa construção conjunta. “É preciso que os Cirurgiões-Dentistas assumam o protagonismo dessa tecnologia como cultura prática na rotina de trabalho odontológico. O CFO está inteiramente à disposição para ampliar esse debate”, destacou.

Diante do cenário pandêmico, os Conselhos de Odontologia, assim como todos os órgãos de saúde que prestam serviço, registraram aumento expressivo nas demandas. “O trabalho conjunto nesse momento será decisivo para a Odontologia brasileira. A Webinar SIG Teleodontologia 2020 representa o início de um ciclo de importante debate para avanço prudente do exercício da Odontologia de forma integral”, completou.

CLIQUE AQUI e confira a participação completa na Webinar SIG Teleodontologia 2020

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br