Quem foi Tiradentes? O patrono da odontologia brasileira

Neste 21 de abril, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) resgata a memória de Joaquim José da Silva Xavier, Patrono da Odontologia Brasileira, nascido em Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746. 

Um exemplo de vida, abnegação e dedicação a sua profissão, Tiradentes deixou um grande legado a todos os profissionais da Odontologia brasileira no qual ao lutar pela pátria livre e por melhores condições de vida.

Inspirado no legado de Tiradentes, os Conselhos de Odontologia reforçam o compromisso assumido pela valorização da Odontologia brasileira.

Confira alguns fatos importantes da vida desse Cirurgião-Dentista, que se tornou um herói brasileiro.

Joaquim José, por ter perdido precocemente seus pais, passou a ser criado pelo seu tio e também, padrinho, que o ensinou o ofício de Cirurgião-Dentista. Por volta de 1790, Joaquim esculpia, em marfim ou osso de canela de boi, coroas artificiais para substituir os dentes ausentes, uma atividade que acabou ganhando destaque na época.

Por ter habilidade para extrair dentes, recebeu ainda jovem o apelido de Tiradentes.

Devido a sua habilidade em resolver problemas, sua resiliência, paixão pela profissão e, principalmente, fé em seus princípios, o deixou conhecido como um dos heróis nacionais. Durante sua vida teve várias profissões como tropeiro, comerciante, minerador e militar.

Em 1789 foi preso por ter assumido participar de movimentos libertários e morto em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.

Durante comemorações, no ano de 1939, ele foi proclamado como Patrono da Odontologia Brasileira, e em 1965 pela Lei n°4.897, na presidência do Marechal Castelo Branco, instituído o título de “patrono cívico da Nação Brasileira”.

Homenageando à trajetória histórica do Cirurgião-Dentista na sociedade, a data de 21 de abril é marcada como feriado nacional por meio da Lei nº 10.607 de 19 de dezembro de 2002.

Ascom CFO, com informações do portal Historia do Mundo
imprensa@cfo.org.br