Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal: CFO participa de entrega da cadeira odontológica ao município de Juscimeira/MT

A comunidade de Juscimeira/MT recebeu nessa quinta-feira, dia 25 de março, uma cadeira odontológica com equipo, referente ao Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. O município ficou em 1º lugar na categoria até 20 mil habitantes por macrorregião – Centro-Oeste, em 2019, pelo trabalho desenvolvido na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. O ato marca a retomada do cronograma de entrega da premiação, interrompido em virtude da pandemia.

A partir de agora, a cadeira odontológica ficará à disposição da comunidade local no anexo da unidade Estratégia Saúde da Família (ESF), no centro de Juscimeira.  O equipamento conta com equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctora para coleta de dejetos por meio de cuspideira/sugadores e refletor odontológico para iluminação da cavidade oral.

O Tesoureiro do CFO, Luiz Evaristo Volpato, formalizou a entrega do Termo de Doação da cadeira odontológica para patrimoniamento no anexo da unidade Programa Saúde da Família (PSF), no centro de Juscimeira. “Quando o CFO criou esse prêmio o objetivo foi justamente reconhecer as inciativas exitosas, desenvolvidas com ética e responsabilidade, por profissionais e gestores da Odontologia e, sobremaneira, contribuir com a qualidade da assistência odontológica prestada à população. Hoje, percebemos que a premiação também incentiva municípios vizinhos na melhoria desse atendimento. É muito gratificante presenciar o destaque que Mato Grosso e muitos outros municípios têm conquistado nos últimos anos nessa premiação”, destacou.

Para o Presidente do CRO-MT, Sandro Stefanini, a premiação contribui para o tratamento de saúde da população, uma vez que a Odontologia não é só tratamento bucal e sim tratamento de saúde: “É um prestígio para os Conselhos de Odontologia prestar esse reconhecimento àqueles que se dedicam para desenvolver um trabalho digno e eficiente em prol da Odontologia. Juscimeira está de parabéns e serve de exemplo para outras cidades na busca pela valorização da saúde bucal, principalmente nesse momento de pandemia. A Odontologia quer, pode e vai fazer cada vez mais pela população, e o apoio dos gestores locais é fundamental para chegar a esse êxito”.

Segundo Vanina Aguiar, que protagonizou o trabalho desenvolvido que resultou no prêmio, enquanto Coordenadora de Saúde Bucal de Juscimeira à época, o Prêmio Nacional de Saúde Bucal é o reconhecimento de um trabalho de equipe realizado desde 2001. “Essa construção evolutiva contou com a criação da primeira Equipe de Saúde Bucal no município, seguida da implantação de outras três, totalizando duas na sede e duas nos distritos. O atendimento foi voltado à prevenção, atendimento ambulatorial, Programa Saúde na Escola, Bebê Clinica, atendimento domiciliar, levantamento epidemiológico, Pré-Natal Odontológico e muitos outros atendimentos ofertados à população. Sabemos que ainda falta muito, mas continuamos perseguindo o sonho de oferecer saúde Bucal na Atenção Básica de qualidade, com acesso, resolutiva, ao encontro às necessidades do nosso usuário”, ressaltou.

O Prefeito de Juscimeira, Moisés dos Santos, afirma que é uma satisfação coletiva ser reconhecido em âmbito federal no âmbito da saúde bucal. “Estamos muito felizes e queremos compartilhar esse prêmio com toda a população. Com certeza esse equipamento vai contribuir com a qualidade do serviço prestado. Seguimos na ampliação dos serviços odontológicos e pretendemos participar das próximas edições do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. Para todos, esse é um importante momento de orgulho e gratidão”, completou.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br

Foto: João Pedro Santos – GCOM Prefeitura de Juscimeira