Parabéns aos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal

Neste domingo, 24 de dezembro, é comemorado o Dia do Técnico em Saúde Bucal (TSB) e do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). O Sistema Conselhos de Odontologia parabeniza os mais de 216 mil profissionais, que são responsáveis por instrumentalizar o trabalho do Cirurgião-Dentista, além de contribuir para uma melhor produtividade e para a biossegurança no consultório odontológico.

A data foi definida por meio da Resolução CFO – 107/2010, e faz alusão à Lei nº 11.889/2008, promulgada no dia 24 de dezembro e que regulamenta nacionalmente o exercício das duas profissões.

Os profissionais de TSB e ASB, fazem parte da equipe e realizam atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, ambos devem atuar sempre sob a supervisão de um Cirurgião-Dentista.

Elizabeth Gomes, Presidente da Câmara Técnica de TSB/ASB do CROSP, ressalta o seu amor a profissão. “Na verdade, eu não escolhi a profissão, foi a profissão que me escolheu, quando fiz o curso, lá em 1989, fiz para acompanhar uma colega que queria ser Cirurgiã-Dentista e depois disso me apaixonei pela profissão. Parabéns aos colegas de profissão por contribuir com a equipe odontológica e juntos realizamos um trabalho de excelência, pautado na ética e na promoção da saúde e no bem estar social do paciente”, finaliza.

Juliano do Vale, Presidente do CFO, parabeniza todos os TSBs e ASBs pela dedicação ao trabalho na profissão e pelos desafios que enfrentam todos os dias. “Ressalto a importância dos técnicos e auxiliares em saúde bucal, não apenas nas clínicas particulares, mas também no serviço público, permitindo que nós Cirurgiões-Dentistas trabalhemos com mais segurança e excelência. Parabéns e obrigado por contribuírem com uma Odontologia cada vez melhor”, afirma.

Atribuições dos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal:

O TSB participa com tarefas e atividades mais complexas que o ASB. Sendo assim, possui permissão para realizar pequenos procedimentos odontológicos junto do Cirurgião-Dentista. A remoção de sutura, tomadas radiográficas, profilaxia e a raspagem supragengival são alguns exemplos de procedimentos permitidos aos Técnicos em Saúde Bucal. O profissional também, é responsável pela biossegurança no consultório odontológico.

Já o ASB auxilia o Cirurgião-Dentista, sendo responsável por diversas atividades do dia-a-dia que facilitam a rotina, como a recepção dos pacientes, organização da papelada, montagem das mesas odontológicas, entre outros. Responsável ainda, pelos procedimentos de biossegurança, como a esterilização dos equipamentos e material odontológico, zelando pela segurança do consultório, dos profissionais que atuam e dos pacientes que frequentam o local.

(atualizado em 15.02.2024)

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br