Panorama nacional da Atenção Primária em Saúde da rede pública é apresentado em reunião do CNS

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) acompanhou, no dia 16 de julho, em Brasília/DF, apresentação do panorama de trabalho da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), criada em maio deste ano para fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. O esclarecimento foi feito em reunião da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT), do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O CFO esteve representado pelo Cirurgião-Dentista Giancarlo de Montemór Quagliarello.

Representando a SAPS, Daniela de Carvalho Ribeiro, afirmou que a Pasta anunciará a proposta de Piso Nacional na Atenção Primária, elaborada pelo Fórum de Entidades Nacionais dos Trabalhadores da área da Saúde (FENTAS) na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 04 a 07 de agosto, em Brasília/DF. A proposta prevê que o Piso Nacional seja pactuado pelos entes federados – União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Na prática, a proposta de Piso Nacional do FENTAS estabelecerá impacto direto no sistema dos programas de prevenção e promoção de saúde, o que inclui os Cirurgiões-Dentistas.

Além disso, o trabalho da Secretaria de Atenção Primária à Saúde pretende estabelecer melhorias ao programa E-SUS Atenção Básica. O objetivo é suprir as eventuais dificuldades identificadas pelos profissionais da área da saúde. Em sua origem, o E-SUS foi criado para integrar as informações de todos os sistemas que hoje são utilizados na rede pública de saúde no âmbito da Atenção Básica.

O CFO reforçou o compromisso com a valorização da Odontologia e garante que acompanhará de perto as mudanças anunciadas pela SAPS. Na verdade, a preocupação do CFO caminha para expansão do atendimento odontológico de qualidade à população, com foco na valorização do Cirurgião-Dentista e na ampliação do financiamento à saúde bucal pública em redes de atenção primária, secundária e terciária.

Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br