Odontologia e SUS: as saúdes que caminham juntas

Nesta terça-feira, 19 de setembro, celebramos o 35° aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS). A saúde pública e igualitária se tornou realidade através da Lei Nº 8.080 em 1990, fazendo-se possível o acesso gratuito ao sistema de saúde a toda população brasileira.

Na Odontologia, temos o Programa Brasil Sorridente, baseada no direito de um sorriso saudável, criado em 2004 com o intuito de garantir acesso a serviços Odontológicos de qualidade e gratuitos, através do SUS.

O Brasil Sorridente – Política Nacional de Saúde Bucal tem transformado a vida de milhões de brasileiros pelo acesso a serviços Odontológicos de forma gratuita no SUS. Esses serviços são oferecidos em Unidades de Saúde Família (USF), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), postos de saúde e hospitais. O Brasil Sorridente também conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que contribuem com a confecção de próteses dentárias para a população.

É com muita honra que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) destacam a data e ressaltam a importância de um dos melhores sistemas de Saúde Pública do mundo, que beneficia mais de 190 milhões de brasileiros, sendo que 80% dependem exclusivamente desse sistema. Parabéns SUS!

Por Julia Bonizio, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br