“O ganho é coletivo quando a sociedade compreende o importante papel dos Cirurgiões-Dentistas”, afirma Presidente do CFO

2020 foi um ano muito difícil para o mundo inteiro. Em especial no âmbito da saúde, foi extremamente desafiador. Juntos, nós, Cirurgiões-Dentistas e demais profissionais da Odontologia, vivenciamos lutas inéditas na defesa da saúde bucal, principalmente na linha de frente contra a Covid-19, em ambiente hospitalar. Muito além de superar as dificuldades, o momento foi de profunda reflexão sobre como a Odontologia em si deve ser exercida, o que inclui, também, o trabalho de valorização profissional desenvolvido pelos Conselhos de Odontologia.

Apesar do cenário complexo, todas as medidas adotadas pelo Sistema Conselhos junto aos órgãos responsáveis neste período de pandemia culminaram para evidenciar ao mundo o quanto é seguro o atendimento odontológico. Esse reconhecimento internacional remete aos cuidados adotados com a biossegurança na Odontologia em ambiente clínico, consultórios ambulatoriais, Unidades de Terapia Intensiva, pelo Cirurgião-Dentista e equipe (Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal e em Prótese Dentária).

O ganho é coletivo quando a sociedade compreende o importante papel do profissional do Cirurgião-Dentista no cuidado integral à saúde, independente do cenário de pandemia. O conhecimento técnico e o preparo desses profissionais ganharam nova perspectiva da população, enquanto equipe multiprofissional da saúde. Por isso, é possível afirmar que ficou bem caracterizado que o serviço Odontológico preza pela segurança do paciente, em caráter prioritário.

Todo esse cuidado com a biossegurança ganhou repercussão em relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, que demonstrou: Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares e Técnicos em saúde bucal, representam o menor índice de contaminados entre os profissionais da saúde que estiveram na linha de frente contra a Covid-19. O número de profissionais da Odontologia infectados também está abaixo da média nacional da população.

Muito além da evidência da atuação profissional, precisamos destacar importantes ganhos de eficiência no desempenho da Autarquia realizado no último ano. O fluxo de trabalho foi aperfeiçoado para melhorar o nível de satisfação dos Cirurgiões-Dentistas e demais profissionais da Odontologia. Os ganhos obtidos foram gerados tanto na área administrativa quanto na área finalística do Conselho. Essa visão sistêmica do funcionamento total agrega valor e maior ciência sobre a responsabilidade do papel social do CFO à categoria e à população.

Por fim, é possível dizer que encerramos o ano com o sentimento de dever cumprido, cientes de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, no âmbito das atribuições legais enquanto Autarquia. Algumas vezes, até extrapolamos esse papel em prol do bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente.

Que tenhamos um Feliz Natal e um 2021 repleto de conquistas!

Juliano do Vale
Presidente do Conselho Federal de Odontologia