EduRank também coloca Unesp, Unicamp e UFMG entre as 100 melhores universidades de Odontologia do mundo; O CFO e os CROs de todo país destacam a importância do reconhecimento internacional alcançado pelas quatro universidades

A graduação em Odontologia da USP (Universidade de São Paulo), representada pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), pelo Centrinho do HRAC (Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais), pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) e pela Faculdade de Odontologia (FO), foi classificada em primeiro lugar no EduRank 2025. A Unesp (Universidade Estadual Paulista), a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também destacam-se no ranking internacional.
O EduRank é um ranking independente, baseado em métricas, abrangendo 14.131 universidades de 183 países. Essa é a segunda vez consecutiva em que a USP é classificada como a melhor do mundo em Odontologia, dentro do ranking “Best Dental Schools in the World”, superando diversas universidades internacionalmente reconhecidas. Na edição de 2023, a Universidade de Michigan (EUA) foi a primeira colocada.
O ranking ainda colocou outras três faculdades brasileiras como destaque em Odontologia. A Unesp ficou em 11º lugar, Unicamp alcançou a 13° posição e a UFMG aparece em 100°. O resultado, com quatro universidades brasileiras entre as 100 melhores faculdades em Odontologia do mundo, demonstra a alta qualidade da formação acadêmica dos cirurgiões-dentistas brasileiros.
O Sistema Conselhos, composto pelo Conselho Federal de Odontologia e os 27 Conselhos Regionais de todo país, destaca a importância do reconhecimento internacional alcançado pelas faculdades brasileiras.
“Temos quatro universidades entre as 100 melhores em todo o globo. Esse resultado coloca em evidência, junto à comunidade internacional, a excelência acadêmica da Odontologia brasileira. Somos o país com o maior número de cirurgiões-dentistas do mundo e, além disso, formamos profissionais altamente capacitados. Um resultado que engrandece e traz muito orgulho a toda a classe”, destaca o secretário-geral do Conselho Federal de Odontologia, Roberto Sousa Pires.
O Edurank utiliza o maior banco de dados de artigos acadêmicos do mundo, com 115.295.786 publicações científicas e 2.964.008.315 citações, para classificar as universidades em 246 tópicos de pesquisa. No ranking geral, são adicionados indicadores de destaque de relevância não acadêmico e popularidade de ex-alunos. O ranking pode ser acessado através de https://edurank.org/medicine/dentistry/
Universidades brasileiras também são destaque no QS World University Rankings
A USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) também aparecem entre as 50 melhores universidades de Odontologia do mundo no QS World University Rankings.
De acordo com o ranking, a USP foi classificada em 13º lugar, a Unicamp em 26º e a Unesp ocupou a 39ª posição, certificando a qualidade da formação acadêmica brasileira na área da Odontologia.
O QS World University Rankings, publicado pela Quacquarelli Symonds (QS) do Reino Unido, avalia as universidades com base em critérios, como reputação acadêmica, reputação com empregadores, citações por docente, proporção de docentes e estudantes internacionais, entre outros.