Ministério da Saúde abre consulta pública para diretriz de práticas odontológicas sobre ausência dentária e gengivite

O Ministério da Saúde lançou duas novas consultas públicas para melhor prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde, com foco no tratamento da gengivite induzida por biofilme em adultos e no manejo de ausências dentárias posteriores. As contribuições podem ser encaminhadas até 4 de abril e a participação dos profissionais da Odontologia é fundamental para estabelecer rotinas produtivas essenciais na rede pública de saúde.

Esses norteadores integram o projeto inédito para construção de 22 Diretrizes Clínicas na Saúde Bucal na APS, criados pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB/MS) em parceria com o Global Observatory for Dental Care – GODeC, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e apoio institucional dos Conselhos de Odontologia em todo o Brasil. Em âmbito nacional, as 5ª e 6ª diretrizes irão ampliar o acesso às recomendações baseadas em evidências científicas para a promoção das melhores decisões de tratamento e prática dos Cirurgiões-Dentistas da Atenção Primária.

Segundo o Wellington Carvalho, Coordenador-Geral da pasta, o objetivo da iniciativa é apoiar os profissionais para o delineamento do plano terapêutico singular para cada caso. “A gengivite é um dos agravos bucais mais prevalentes no cotidiano das equipes que atendem na APS. Isso sugere que os profissionais devem se atentar para as formas mais ágeis e eficientes de lidar com a questão. No caso do manejo de ausências dentárias posteriores, esse documento terá o potencial de diminuir a indicação de próteses desnecessárias para usuários, indicando outros tratamentos possíveis e menos invasivos”, explicou.

CLIQUE AQUI e participe da Consulta pública – Diretriz para prática odontológica sobre Manejo de ausências dentárias posteriores

CLIQUE AQUI e participe da Consulta pública – Diretriz para prática odontológica no Tratamento da gengivite induzida por biofilme em adultos

Por Camila Melo, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br