Incentivando a sustentabilidade e a inovação, Conselho Federal de Odontologia (CFO) cria Programa Papel Zero

Com o objetivo de migrar o sistema de gestão dos Conselhos de Odontologia para o digital, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) criou o Programa Papel Zero, visando a redução do uso de papel, contribuindo para a sustentabilidade e incentivando a inovação tecnológica dentro da Autarquia Federal.

O Programa Papel Zero é a continuidade da implantação do Programa de Fiscalização nos CROs. É um sistema de controle de processos e documentos das atividades-meio dos Conselhos Regionais, que reduz o uso do papel e garante mais agilidade, otimização e sustentabilidade no trâmite diário dos Conselhos, incentivando o uso consciente do papel e substituindo por novas tecnologias. A vantagem desta iniciativa também envolve um sistema de informação mais seguro, consolidando práticas de zelo aos dados da Classe Odontológica.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, o Programa Papel Zero é uma ação que beneficia diversos setores do Sistema Conselhos, em especial, a atividade fiscalizatória, em que a coleta de informações faz-se necessária. “Sabemos que não vamos conseguir eliminar 100% do papel, mas a expectativa é a redução drástica nisso. A implantação deste programa vai ajudar muito a nossa atividade finalística, agilizando os processos éticos e valorizando ainda mais a nossa Odontologia”, destacou.

O projeto começou a ser implantado em julho deste ano e a previsão de término é maio de 2023. Os Conselhos Regionais do Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e, agora, Distrito Federal, aderiram ao Programa de Fiscalização e o Projeto Papel Zero. Cerca de 300 fiscais serão beneficiados até o fim da implantação do Programa de Fiscalização e do Projeto Papel Zero.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br